O que são alimentos funcionais? Saiba por que a acerola, o abacate e a banana entram nessa categoria

Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica quais benefícios esses alimentos trazem para a saúde. Alimentos funcionais são aqueles que fazem bem para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida. Banana, acerola e abacate estão entre eles.
Nesta semana, o podcast “De onde vem o que eu como” explorou os benefícios e curiosidades sobre esses três alimentos.
O episódio também deu dicas: por exemplo como conservar a banana por mais tempo.
Episódio explica os benefícios da acerola, do abacate e da banana
Samuel Souza/Gil Ndjouwou/Rodrigo dos Reis – Unsplash
OUÇA o episódio (acima) e, na sequência, conheça outros benefícios desses alimentos.
Banana: com sua versatilidade e energia, é uma excelente fonte de potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 B6, C e fibras, e ela ajuda também na saúde intestinal e na recuperação muscular.
A banana previne diversas doenças, explicou o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
“Se eu estou ingerindo banana, estou ingerindo uma boa quantidade de triptofano e isso significa que eu estou sintetizando e produzindo mais serotonina, e mais serotonina deixa a pessoa melhor, inclusive é relacionada à saúde mental e à ansiedade”, diz o nutrólogo.
Abacate: é a estrela dessa seleção com três vezes mais potássio que a banana. Tem a polpa cremosa e é um rico em gorduras boas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde cardiovascular e cerebral, além de aumentar o bom colesterol.

“O bom colesterol traz a gordura para ser metabolizada no fígado, enquanto o colesterol ruim leva a gordura pra periferia do corpo, e vai entupindo as artérias”, explica o nutrólogo Edson Credidio.
Acerola: conhecida por sua altíssima concentração de vitamina C, é um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde da pele.
Acerola é rica em vitamina C porque precisou se dela para se defender de predadores durante a sua evolução.
“As plantas não conseguem sair correndo quando o herbívoro vem para consumi-las, quando o besouro vem pra consumir o fruto. Elas têm que se defender. Então elas produzem grandes quantidades de algumas substâncias, são seus meios de defesa”, diz Flávio França, da Embrapa.
Leia também:
• Saiba como é feita a cerveja sem álcool
• ‘Cabruca’ citada na novela Renascer começou há mais de 300 anos
Veja a série de vídeos do “De onde vem o que eu como”:
De onde vem o leite
De onde vem o abacate
De onde vem o que eu como: banana

Adicionar aos favoritos o Link permanente.