Eventos catastróficos: o que aconteceria se todo gelo do planeta derretesse?

Você já parou para pensar o que aconteceria se por acaso todo o gelo existente na Terra derretesse? Estudos indicam que cerca de 90% do gelo  mundial está na Antártida e, se por um acaso as calotas polares viessem a derreter por completo, eventos catastróficos poderiam assolar o planeta.

Derretimento de todo o gelo do planeta causaria efeitos catastróficos, como terremotos de grande magnitude e elevação gigantesca no nível do mar – Foto: Freepik/Divulgação/ND

De acordo com o canal do Youtube Capital Financeiro, haveria uma alta elevação no nível do mar, enchentes em grandes cidades, tsunamis e desabrigados.

Além disso, grandes centros econômicos mundiais – como Tóquio, no Japão; Miami, nos Estados Unidos; Buenos Aires, na Argentina; Rio de Janeiro, no Brasil – ficariam embaixo d’água.

Grandes centros econômicos mundiais, como Tóquio e Rio de Janeiro, ficariam embaixo d’água – Foto: Freepik/Divulgação/ND

O derretimento acontecerá se o aquecimento global continuar a evoluir da maneira que está atualmente. O vídeo aponta que cerca de 2 bilhões de pessoas estariam refugiadas por conta deste fenômeno até o ano de 2100.

Na publicação ainda é possível ter a noção de que se todo o gelo virasse água, o nível do mar poderia se elevar em 60 metros, causando impactos de grande escala em países costeiros.

O nível do mar poderia subir 60 metros, causando impactos de grande escala em países costeiros – Foto: Arquivo/Marco Santiago/ ND

Terremotos monstruosos e tsunamis?

Além disso, o vídeo reporta que com o derretimento das calotas polares, terremotos e tsunamis monstruosos podem ocorrer. Essa condição ocorre pois algumas placas tectônicas estão acomodadas em baixo das calotas polares.

Entenda mais sobre o impacto do derretimento:

O vídeo também explica que, caso o aquecimento global seja controlado de maneira efetiva, o nível do mar poderá se elevar 12 cm até 2100. Essa perspectiva seria a ideal para evitar catástrofes severas no planeta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.