Ano letivo de 2024 começa em SC e mais de 500 mil alunos voltam às aulas

O dia começou diferente para muitas famílias em Florianópolis e em toda Santa Catarina, pois as aulas recomeçaram nesta quinta-feira (15), alterando a rotina dos pais, dos estudantes e até da cidade. Nos horários de pico, os motoristas já sentiram o trânsito mais intenso, especialmente porque só na Capital mais de 36 mil alunos iniciaram o ano letivo nas escolas e creches municipais. Em todo o Estado, passa de 514 mil o número de alunos que retornaram à rotina de estudos.

Em Florianópolis, muitos pais acompanharam o primeiro dia de aula dos filhos nas escolas – Foto: LEO MUNHOZ/ND

No Instituto Estadual de Educação, na região central de Florianópolis, são mais de 5.000 alunos, abrangendo do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e, somente no 1º ano do médio, há quatro turmas apenas com alunos novos.

Com tantas novidades e mudanças na rotina, nada melhor do que fazer a adaptação em família. É o caso de Guilherme Coelho, 15 anos, que estava acompanhado da mãe, Aniela Coelho, 41 anos, para conhecer a nova escola. “É o primeiro ano que ele vai para um colégio fora do bairro. Então, vim com ele fazer esse percurso no primeiro dia, onde fica a parada de ônibus, localizar a sala de aula dele, tudo isso para deixá-lo o mais confortável possível”, conta a mãe.

Aniela foi com o filho Guilherme conhecer a nova escola – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Rotina adaptada

Para os pais da Isabela, 6 anos, a volta às aulas muda completamente a rotina. A administradora Aline Bolis, 41 anos, e o administrador Alexandre Neves, 42 anos, são separados e dividem a guarda da pequena, e agora têm que adaptá-la a uma nova escola no 1º ano do fundamental.

Os pais de Isabela, Aline e Alexandre, acompanharam a pequena no primeiro dia no 1º ano – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“É um desafio, porque nós somos uma família diferente, de pais separados com guarda alternada, ou seja, uma semana na casa de cada um. E agora estamos tentando nos adaptar com o retorno juntamente com a novidade de ser só meio período, porque até então ela estudava em uma creche integral”, conta Aline.

“O que nos tranquiliza e a deixa feliz é saber que a amiguinha dela da creche também veio estudar no Instituto, então a adaptação para ela acaba ficando mais fácil”, acrescenta o pai.

Mais próximo do sonho

Os desafios também estão presentes na vida de Israel Andrade, 16 anos. Agora no temido e ao mesmo tempo esperado terceirão, ele precisa se dividir entre o trabalho como Jovem Aprendiz e a escola para conquistar o tão sonhado espaço na faculdade.

Israel vai se dividir entre o trabalho e o terceirão em busca da faculdade – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Particularmente, para mim, foi uma loucura. Pensar que estou agora no terceirão e terei o meu primeiro e último dia de aula, mas também foi uma sensação boa em saber que estou mais perto do meu sonho de me tornar professor de educação física”, revela.

Após ministrar o primeiro dia de aula para centenas de alunos do ensino médio, a professora Natália Donea, 67 anos, avalia positivamente o dia.

“Foi bem tranquilo. Eles voltam com muita curiosidade em saber como será o novo ano, os conteúdos. Percebi muita atenção e interesse. Nós trabalhamos para que eles se adaptem bem ao dia a dia”, declara.

Vagas remanescentes

Ainda há mais de 2.000 vagas à disposição da população para as escolas municipais, no ensino fundamental. A primeira etapa do processo deve ser realizada entre às 10h do dia 20 de fevereiro até as 12h do dia 27 fevereiro pelo site da prefeitura pmf.sc.gov.br.

A segunda etapa, que é obrigatória, deverá ser realizada com a validação da documentação junto à unidade educativa. Para conclusão do processo, os familiares deverão apresentar o original e fotocópia da documentação exigida até o dia 27 deste mês, nos horários das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.