Ponte na zona rural de Rio das Pedras é levada pela chuva pelo terceiro ano consecutivo

ponte-na-zona-rural-de-rio-das-pedras-e-levada-pela-chuva-pelo-terceiro-ano-consecutivo

ponte-na-zona-rural-de-rio-das-pedras-e-levada-pela-chuva-pelo-terceiro-ano-consecutivo


A ponte liga a cidade a Piracicaba e já tinha caído e sido reconstruída duas vezes, em 2022 e 2023. Tubulação exposta após queda de ponte pela terceira vez em Rio das Pedras
Edijan Del Santo/EPTV
Pelo terceiro ano consecutivo, uma ponte na zona rural de Rio das Pedras (SP) desabou com a força da chuva. A estrutura dá acesso ao bairro Santa Isabel e moradores utilizam como rota diariamente para escola ou trabalho.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A ponte liga a cidade a Piracicaba e já tinha caído e sido reconstruída duas vezes, em 2022 e 2023 – na época, causou vários transtornos a moradores que usam a estrutura diariamente.
A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, foi ao local nesta quinta-feira (15) e verificou que a ponte novamente foi levada pela correnteza de água da chuva. A tubulação foi praticamente toda destruída e está exposta no local.
Moradores relatam novamente transtornos com a falta da ponte. “É muito ruim ficar sem porque pela ponte é tudo mais rápido, tudo mais fácil”, afirmou a dona de casa Carla Santana.
A estrada está interditada nos dois sentidos e bem ao lado dela fica a casa da comerciante Maria Aparecida Pires, que mora no local há cerca de 30 anos. Ela argumenta que sem a estrutura, o caminho alternativo é mais longo.
“Tem que dar uma volta enorme, é tudo mais difícil. Tá sempre caindo…”, lamentou.
“Eu uso pelo menos umas quatro vezes na semana. Nós temos uma chácara aqui e agora com essa ponte que caiu… Não é a primeira vez, nós estamos aqui há três anos, e é complicado. Vem uma chuva um pouco mais forte e manda embora a ponte”, contou a farmacêutica Caroline Palhares.
Alguns moradores também reclamam das condições da estrada alternativa que precisa ser usada quando a ponte cai. Por também ser uma estrada de terra e com a chuva dos últimos dias, a via ficou com lama em alguns trechos e buracos.
Segundo o secretário de Obras de Rio das Pedras, Jorge dos Santos, o local teve esses problemas porque o voluma de água quando chove é muito alto. “Essa semana estou indo para São Paulo para ver uma solução e melhorar aquilo”, explicou.
Ele afirmou que a partir da próxima segunda-feira (19) o maquinário deve ser levado ao local para início das obras e os reparos devem levar até 15 dias.
Ponte foi levada pela chuva em Rio das Pedras em 2023
Reprodução/EPTV
Outras vezes
Em fevereiro de 2022 a mesma estrada foi prejudicada por conta das chuvas. Um trecho da ponte foi levado com a força da água e dias depois, o restante também foi destruído.
A estrutura foi reformada, mas em março de 2023 ela voltou a ser destruída pela chuva. Os moradores ficaram sem a ponte até pelo menos junho, quando uma reportagem mostrou que eles precisavam atravessar o córrego a pé por conta do problema.
Na época, a prefeitura informou que a previsão era concluir a obra até julho e a ponte teria uma base de concreto, para que fosse mais resistente.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.