Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 2024 e propõe reflexão sobre amizade social


Este ano, a campanha propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs durante a Quaresma. Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina
Ascom Arquidiocese Teresina
A Campanha da Fraternidade 2024 foi lançada pela Arquidiocese de Teresina, nesta quinta-feira (15), com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos”.
Este ano, a campanha propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs durante a Quaresma.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina, ressaltou a importância de promover a fraternidade entre todos.
“A importância é, na verdade, fazer com que todos sejamos irmãos e irmãs. Nós somos criados a imagem e semelhança de Deus. Temos um Deus que deu a vida por todos nós para que sejamos irmãos”, afirmou.
“Diante de todos os comportamentos que tiram a dignidade da pessoa humana, que minimizam a violência, é preciso a forte escuta da palavra de Deus que diz ‘Vós sois todos irmãos’, fraternidade e amizade social. É que nós aprendamos a cuidarmos dos outros”, completou o arcebispo.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Sobre os desafios, o bispo destacou a importância de escutar uns aos outros e praticar a humildade, considerando o outro como igual.
“A primeira atitude é escutar e a quaresma nos convida para sermos mais ouvintes da Palavra de Deus, ter mais atenção. A segunda atitude deve ser a de humildade, sair da nossa autorreferencialidade e pensar no outro como irmão. E o terceiro aspecto é conversar com o Senhor”, indicou Dom Juarez.
Campanha da Fraternidade 2024
CNBB/Reprodução
A Campanha da Fraternidade busca aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença, incentivando a comunhão e a solidariedade.
O diácono Gilberto Penha, coordenador arquidiocesano da campanha, enfatizou a importância de abraçar e compreender a fraternidade e amizade social como necessidades humanas.
“A igreja só está chamando a nossa atenção para vivermos o que há tempos deveríamos estar vivendo e que foi vivido e laços que foram cortados e precisa ser retrabalhado, resgatado”, pontuou.
Durante o período quaresmal, diversos eventos serão realizados, incluindo lançamentos, formações e atividades nas comunidades paroquiais, associações e escolas.
O lançamento arquidiocesano para todo o povo está programado para o dia 17 na Vila Operária às 19h.
LEIA TAMBÉM
Campanha da Fraternidade 2024: Papa Francisco alerta para ‘divisão, indiferença, ódio e violência’ entre nações
*Izabella Lima, estagiária sob supervisão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.