VÍDEO: advogado é preso suspeito de chamar mulher negra de ‘macaca’ durante show no Pátio do Forró em Caruaru

video:-advogado-e-preso-suspeito-de-chamar-mulher-negra-de-‘macaca’-durante-show-no-patio-do-forro-em-caruaru


Vídeo foi registrado no último domingo (11). De acordo com a Polícia Civil, o advogado foi preso em flagrante. VÍDEO: advogado é suspeito de chamar mulher negra de ‘macaca’ em Caruaru.
Um vídeo que tem viralizado nas redes sociais mostra o momento de um discussão entre um advogado filiado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e uma mulher. A mulher negra – que não teve o nome divulgado – disse a polícia que o advogado teria chamado ela de “macaca” durante um show no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. (Veja vídeo)
O caso aconteceu no último domingo (11), durante a apresentação dos show no palco principal do São João 2023. Ao g1, a Polícia Civil disse que, “um homem de 37 anos, por meio da Unidade Móvel, no dia 12 de junho foi autuado por racismo, preconceito e discriminação contra a vítima, uma mulher de idade não informada”.
A nota ainda diz que segundo relatos de testemunhas, o advogado, que não teve o nome divulgado, teria esbarrado na vítima e desferido palavras de cunho racista contra ela. O policiamento local foi acionado e o autor encaminhado para a delegacia móvel para realização dos procedimentos cabíveis.
A OAB Caruaru divulgou uma nota sobre o ocorrido. Confira na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Caruaru, por sua diretoria, em conjunto com as comissões de Pró-igualdade Racial e Direito Humanos, vêm por meio da presente nota externar sobre os fatos veiculados recentemente envolvendo um advogado inscrito na subseção e que foi acusado de cometer o crime de injúria racial, no Pátio de Eventos, durante os festejos juninos em Caruaru, neste último domingo, 11 de junho de 2023.
O advogado, durante os festejos, não estava no exercício profissional e qualquer ação praticada por ele se restringe ao campo pessoal, não havendo qualquer interferência da OAB Caruaru no momento do ocorrido em defesa das prerrogativas profissionais.
É de conhecimento de todos que constitui infração disciplinar prevista no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/1994) praticar crime infamante e condutas incompatíveis com a advocacia, a exemplo de atos racistas. No entanto, é de suma importância haver a conclusão das investigações pelas autoridades competentes, garantindo o devido processo legal, com contraditório e ampla defesa às partes na apuração de todos os fatos. Por fim, informamos ainda que a OAB Caruaru instaurou procedimento de ofício para a apuração do caso.
A OAB tem como valores defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis. Portanto, atos que violem valores defendidos pela instituição serão veementemente repudiados e penalizados com o devido rigor.
O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, por meio das redes sociais, divulgou uma nota de repúdio sobre o caso, que aconteceu no segundo fim de semana de festas do palco principal do São João 2023, que é considerado o “Maior e Melhor do Mundo”.
Nota de Repúdio divulgada pelo Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Reprodução Redes Sociais.
O g1 Caruaru e região entrou em contato com o advogado, que disse apenas que está a disposição da justiça para maiores esclarecimentos sobre o fato e que prefere não comentar sobre o assunto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.