Agora vai: como vencer a procrastinação e engrenar nas metas pós-carnaval 2024

A procrastinação de metas para 2024 pode ser um problema para quem fez planos logo no começo deste ano e quem quer passar a ter uma vida diferente, com o intuito de concluir os objetivos traçados. Diz o ditado popular que, passado o carnaval, é “quando o ano começa no Brasil”. Então, agora vai!

Psicóloga dá orientação como meditação, contato com a natureza e até mindfulness para abandonar a procrastinação em 2024

Afinal, o que significa procrastinar?

A procrastinação é o ato de adiar a realização de tarefas até o último minuto, ou de buscar algumas distrações durante a execução delas. Todas as pessoas procrastinam de vez em quando e esse comportamento é comum quando se faz uma tarefa indesejada.

Pequenos passos

A psicóloga Vanessa Cardoso aponta que para não procrastinar metas é importante colocá-las como um objetivo diário, “ainda que seja um pequeno passo” e destaca a importância de serem realizáveis dentro de um ano.

Ela elenca algumas orientações para a não procrastinação de metas. Segundo ela, fazer uma avaliação se as metas são possíveis de serem atingidas.

“A gente precisa avaliar que se são metas factíveis, possíveis de serem atingidas e se são customizadas com a realidade. Caso não estejam alinhadas com a realidade, a pessoa vai ficar procrastinando”.

Questões de saúde podem agravar procrastinação

Além disso, é importante verificar se a pessoa não tem algum problema endócrino, deficiência de vitaminas, como está o sono e questão de saúde para poder desempenhar o que se propõe. Segundo ela, ao fazer o que foi proposto, “aumenta a alta eficácia e o senso de realização” das pessoas.

E se a meta for ficando difícil?

De acordo com ela, se a meta for ficando mais difícil, a tendência é que a pessoa procrastine esse objetivo.

Ela elenca algumas orientações para a não procrastinação de metas.- Foto: Pexels/Reprodução/ND

“Na hora de desenhar essas metas se estão alinhadas ao seu autoconhecimento, do ritmo que você tem e dentro do perfil que você se propõe, porque a tendência, quando vai ficando difícil, é que se procrastine mesmo”, aponta.

Segundo ela, a procrastinação pode ocorrer por conta de uma apatia que pode vir de uma doença como a depressão, ansiedade, estresse ou por problemas de deficiência de vitaminas para a pessoa poder alcançar tudo que se propõe.

Leitura cronológica e escolha do ambiente

Segundo Vanessa Cardoso é importante as pessoas fazerem uma leitura cronológica e observarem o que já realizaram na vida para saberem o que conseguem fazer.

“Se ele tem um compromisso com ele mesmo, vai realizar, vai colocar aquilo na frente e, inclusive, se afastar de pessoas que não estão alinhadas com aquela meta”, pontua.

A psicóloga cita também a questão de como ambientes podem ajudam a desenhar metas e cumpri-las, como exemplo, um grupo de pessoas que se prepara para uma competição e um indivíduo inserido no grupo e tomou a decisão de não beber.

“A ambiência também é um fator importante para melhorar a autoestima ou alta eficácia e não procrastinar”.

Técnicas para não procrastinar em 2024

Psicóloga Vanessa Cardoso dá dicas para não procrastinar as metas – Foto: Arquivo Pessoal/ Vanessa Cardoso

A psicóloga cita as técnicas de mindfulness, meditação e até contato com a natureza para as pessoas poderem se reconectar e alcançar os objetivos.

Segundo ela, as técnicas auxiliam as pessoas para não se estressar e ativam o lado parassimpático do cérebro, pois quando as pessoas querem realizar muito algo ficam obstinadas por conseguir o objetivo.

Dicas para não procrastinar as metas em 2024:

Mindfulness
Meditação
Leitura cronológica
Estado de saúde
Contato com a natureza
Escolha de ambientes certos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.