Entrada de imigrantes ilegais provoca o impeachment do secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos

entrada-de-imigrantes-ilegais-provoca-o-impeachment-do-secretario-de-seguranca-interna-dos-estados-unidos


Alejandro Mayorkas é acusado de se recusar a colocar em prática as leis de imigração e também de quebrar a confiança pública. A Câmara dos Deputados aprovou o impeachment inédito no país por apenas um voto de diferença. Senado americano, de maioria democrata, ainda precisa aprovar. Entrada de imigrantes ilegais provoca o impeachment do secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos
Jornal Nacional/Reprodução
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um impeachment inédito no país.
Não demorou mais do que 5 minutos para um resultado com apenas um voto de diferença: 214 a 213. Foi a primeira vez que um secretário do governo federal americano em exercício sofreu um impeachment. O cargo é equivalente ao de um ministro no Brasil.
Alejandro Mayorkas, secretário de Segurança Interna, é acusado de se recusar a colocar em prática as leis de imigração e também de quebrar a confiança pública.
Em ano de eleição presidencial, parlamentares democratas, do mesmo partido que o presidente americano, alegam que o impeachment teve motivação política. Se por um lado a votação foi histórica, por outro, o peso é mais simbólico. O Senado americano, de maioria democrata, ainda precisa aprovar o impeachment para que o secretário seja retirado do cargo.
EUA estão sob ‘séria ameaça à segurança nacional’, diz chefe de inteligência da Câmara; governo Biden não comenta
Em nota, o presidente Joe Biden chamou o processo de “inconstitucional”.
“Em vez de fazer piruetas políticas como essa, os republicanos com preocupações genuínas sobre a fronteira deveriam querer que o Congresso liberasse mais recursos para a fronteira”, afirma o presidente do EUA.
Na semana passada, republicanos no Senado retiraram o apoio a um pacote que daria US$ 1,4 bilhão para cidades governadas por democratas lidarem com a crise de imigração. O dinheiro também iria para operações da polícia de imigração na fronteira.
Em janeiro de 2024, houve queda no número de entrada de imigrantes em situação ilegal em território americano. Foram 124 mil apreensões na fronteira com o México. Um número 50% menor do que o registrado em dezembro de 2023.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.