Coveiros em Folia: bloco sai em Olinda com crianças vestidas de ‘alma penada’ e homenagem aos mortos na Quarta-feira de Cinzas

coveiros-em-folia:-bloco-sai-em-olinda-com-criancas-vestidas-de-‘alma-penada’-e-homenagem-aos-mortos-na-quarta-feira-de-cinzas

coveiros-em-folia:-bloco-sai-em-olinda-com-criancas-vestidas-de-‘alma-penada’-e-homenagem-aos-mortos-na-quarta-feira-de-cinzas


Agremiação desfila desde 1993, passando pelo cemitério de Guadalupe. Coveiros em folia animam moradores do bairro de Guadalupe, em Olinda
Não há limites para a criatividade dos foliões que resistem a se despedir do carnaval nesta Quarta-feira de Cinzas (14). Moradores do bairro de Guadalupe, em Olinda, celebraram os últimos momentos da festa saindo em cortejo com um bloco bem peculiar: o Coveiros em Folia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Com crianças vestidas de “alma penada” e homenagem aos mortos da comunidade, a agremiação saiu por volta das 16h30 da Segunda Travessa da Saudade, passando pelo cemitério de Guadalupe, ao som da orquestra de frevo do Maestro Carlos.
Crianças vestidas de alma penada brincam carnaval no bloco Coveiros na Folia em Olinda
Reprodução/TV Globo
“A gente trabalha muito, trabalha no carnaval. Então, a gente formou isso aí para brincar”, contou o coveiro Sivaldo Marcelo de Lima, que teve a ideia de criar o bloco em 1993.
No cortejo, um grupo de foliões levou um cartaz com os nomes de pessoas do bairro que morreram.
“São todos conhecidos. Vizinhos, familiares. Eles partiram neste ano. E a cada ano nós prestamos homenagens aos entes queridos que se foram”, explicou a auxiliar administrativa Nadja Barros de Lima.
VÍDEO: bloco se despede do carnaval com ritual jogando as ‘cinzas’ da festa no Rio Capibaribe
Outro elemento importante é o boneco gigante do coveiro, que apareceu no meio do percurso, saindo do cemitério para comandar a folia até o fim do desfile.
A técnica de laboratório Suzymere Alves disse que, mesmo depois de cinco dias de festa, continua com fôlego para brincar.
“Todo ano eu comando esse bloco. Sou olindense do coração, carnavalesca, do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-feira de Cinzas”, afirmou.
Boneco gigante do coveiro desfila saiu do cemitério de Guadalupe, em Olinda, para desfile do Coveiros em Folia
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.