Em meio a aumento de reclamações sobre a Saúde em Campinas, prefeitura lança robô para orientar pacientes

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Assistente virtual Ana vai fornecer aos usuários do SUS diversas informações e instruir sobre atendimentos médicos virtuais. CS São Bernardo lidera as reclamações em Campinas
Reprodução/EPTV
As queixas de moradores relacionadas aos atendimentos em Centros de Saúde (CSs) em Campinas cresceram 42% em 2023, se comparado ao ano anterior. Foram 3.106 reclamações no ano passado, ante 2.187 de 2022.
Os dados foram obtidos pela EPTV, afiliada da Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação e mostram que, pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Saúde do São Bernardo liderou as reclamações. Veja números:
Centros de Saúde com mais queixas em 2023:
CS São Bernardo: 119 queixas
CS Centro: 117 queixas
CS Jardim Aurélia: 97 queixas
Inteligência artificial
Paralelo ao aumento das queixas, a Secretaria de Saúde de Campinas lançou nesta quarta-feira (14) um chatbot que vai levar as principais informações dos serviços de saúde para o celular do paciente por meio da inteligência artificial.
Segundo a prefeitura, a ideia do robô é evitar deslocamento das pessoas para buscar informações pessoalmente nas unidades de saúde. Além disso, vai permitir que os moradores realizem consultas online com especialistas.
A assistente virtual vai se chamar Ana e vai fornecer também aos usuários do SUS municipal diversas informações. Dentre elas:
Saúde da criança
Orientações sobre dengue;
Saúde da mulher;
Saúde bucal;
Atendimento domiciliar;
Informações sobre zoonoses ;
Listas de medicamentos e vacinas disponíveis em cada uma das unidades;
Acesso a resultados de exames on-line, a partir de dados ou uso de QR Code.
De acordo com a Saúde, a ferramenta ainda consegue disparar avisos importantes à população, como o alerta semanal da dengue e o aviso de visitas de agentes para eliminação de criadouros. “Durante o Carnaval, por exemplo, foram enviados cards de cuidados para prevenção e combate à dengue”, explicou.
Testes com especialidades
O chatbox faz parte do programa “Acesso Fácil”, que procura facilitar a comunicação entre pacientes e o sistema de saúde. Em janeiro, a Secretaria de Saúde diz que realizou testes com o robô para oferta de teleconsultas em quatro especialidades: neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia.
Pacientes com encaminhamento dos centros de saúde (CSs) receberam mensagens da Ana, assistente virtual da Pasta, que propôs a mudança da modalidade presencial para digital e, com isso, a antecipação do atendimento. Veja balanço dos testes:
1.457 mensagens concluídas
1.405 alegaram ainda precisar do atendimento
1.135 (81%) aceitaram a teleconsulta e os atendimentos digitais
Quem recusou a substituição segue na espera pela consulta presencial
“A motivação que nos levou a esse projeto é aproximar o nosso usuário dos nossos serviços e nos aproximarmos dos nossos usuários. A gente quer que a Secretaria Municipal de Saúde seja caracterizada por inovação, por trazer o serviço fácil e ágil”, explicou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti.
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