Harmonia é o primeiro critério de desempate da Série Ouro do RJ; veja a ordem da apuração das notas

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Apuração começa às 19h30 e será transmitida pelo g1. A escola vencedora passa para o Grupo Especial do carnaval. Apuração da Série Ouro
Marcos Serra Lima / g1 Rio
O quesito Harmonia será o primeiro critério de desempate da apuração das notas da Série Ouro do Rio de Janeiro em 2024.
A ordem de leitura dos quesitos foi sorteada no início da tarde desta quarta-feira (14). A apuração começa às 19h30 e será transmitida pelo g1.
Esse quesito julga o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade
Veja a ordem da abertura dos envelopes:
Fantasias
Enredo
Samba-enredo
Evolução
Comissão de frente
Bateria
Mestre-sala e porta-bandeira
Alegorias e Adereços
Harmonia
O desempate será nessa ordem:
Harmonia
Alegorias e Adereços
Mestre-sala e porta-bandeira
Bateria
Comissão de frente
Evolução
Samba-enredo
Enredo
Fantasias
Entenda o critério de desempate
O último quesito lido durante o sorteio é o primeiro no critério de desempate. Só haverá empate, aliás, se duas ou mais escolas obtiverem os mesmos subtotais das notas válidas nos nove quesitos durante a apuração.
O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos, devendo justificar sempre que não der a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha.
O que cada quesito julga
Em ordem alfabética:
Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se o saudaram e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.
Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.
Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.
Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.
Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.

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