Campanha de combate à dengue, chikungunya e zika tem visitas em casas de Macapá

campanha-de-combate-a-dengue,-chikungunya-e-zika-tem-visitas-em-casas-de-macapa

campanha-de-combate-a-dengue,-chikungunya-e-zika-tem-visitas-em-casas-de-macapa


Nesta segunda edição do LIRAa 2023, ações iniciaram na segunda-feira (12) irão até dia 21 junho. Objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti LIRA 2023: como parte do levantamento, os agentes de endemias estão visitando residências
Jorge Junior/Rede Amazônica
O Ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) iniciou nesta segunda-feira (12) em Macapá e vai até 21 de junho. O objetivo é mapear e eliminar focos do mosquito que causa dengue, chikungunya, vírus da zika e a febre amarela urbana.
Como parte do levantamento, os agentes de endemias visitam residências e passam orientações sobre descarte adequado de resíduos, não acúmulo de água e a importância da vedação de reservatórios.
Entre os principais problemas encontrados pelos agentes, está o descarte irregular de lixo, principalmente o doméstico.
Entre os principais problemas está o descarte irregular do lixo doméstico.
Jorge Junior/ Rede Amazônica
De acordo com o Gilmar Domingues, Secretário de Vigilância em Saúde de Macapá (SMVS), os agentes estão percorrendo as zonas norte, central e oeste da capital.
Agentes de endemias estão percorrendo as zonas norte, central e oeste.
Jorge Junior/Rede Amazônica
Ainda segundo o secretário, com a chegada do verão a incidência dos mosquitos aumenta.
“Os mosquitos gostam de água parada e limpa. Agora que as chuvas irão parar, eles irão se proliferar. Por isso, estamos nessa força tarefa para identificar os pontos críticos”, destacou.
O levantamento está em sua segunda edição, o primeiro aconteceu em entre fevereiro e março de 2023, no total são quatro ciclos.
Levantamento do primeiro ciclo:
Bairros com alto risco de proliferação de Aedes Aegypti: Fortaleza, Chefe Clodoaldo, Rodovia JK, Beirol, Santa Inês, Trem, Buritizal, Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Brasil Novo, Parque das Palmeira e Macapaba.
Bairros com baixo risco de proliferação: Santa Rita, Nova Esperança, Alvorada, Boné Azul, Novo Horizonte, Jardim Caranã, Loteamento Sol Nascente, Zerão, Centro e Jesus de Nazaré.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.