Saúde única é o tema do mês do Meio Ambiente nas unidades do Sesc Pantanal

saude-unica-e-o-tema-do-mes-do-meio-ambiente-nas-unidades-do-sesc-pantanal


As ações visam promover o bem-estar das pessoas em conjunto com a conservação da natureza A conexão entre a saúde do ser humano e a saúde do meio ambiente é o tema da programação do Mês do Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, celebrado em junho. Com atividades gratuitas nos municípios de Poconé e Rosário Oeste, o objetivo é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e destacar a importância da saúde única para enfrentar, de forma conjunta, as ameaças que afetam as pessoas e a natureza, como pandemias e efeitos das mudanças climáticas, que inclui o aumento dos incêndios florestais.
A conexão entre a saúde do ser humano e a saúde do meio ambiente é o tema da programação do Mês do Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.
Carol Brenck
Doação de mudas nativas do Pantanal, cicloturismo, caminhada ecológica, construção de um parque natural e a visita à Cooperativa de Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Poconé (Cooponé) estão entre as principais ações de Poconé. O Pedal Ecológico e a Roda de Conversa com estudantes no Parque Sesc Serra Azul, são as atrações de Rosário Oeste.
A gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, explica que o tema ressalta o conceito global da saúde única, que reconhece a profunda interconexão entre a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente em que vivemos.
“Praticar esportes ao ar livre, por exemplo, melhora o bem-estar físico e psicológico, permitindo que as pessoas desfrutem dos benefícios da natureza. Além disso, a sensibilização sobre o consumo responsável e a gestão adequada dos resíduos contribui tanto para a saúde individual quanto para a do ambiente onde vivemos”, salienta.
Com atuação na conservação da biodiversidade, pesquisa científica, desenvolvimento comunitário, educação ambiental e turismo de natureza, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal desempenha um papel fundamental, conclui Cuiabália, para a manutenção do equilíbrio dinâmico entre a saúde humana e a do meio ambiente.
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal é uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac que realiza diversas ações sociais visando a promoção e a valorização da cultura local e a melhoria da qualidade de vida das populações pantaneiras no âmbito da saúde, educação, assistência, cultura e lazer.
Confira a programação gratuita do Polo Socioambiental Sesc Pantanal para o mês do Meio Ambiente:
Poconé – Pantanal
03/06 – Eco Blitz
7 às 11h | Entrada da cidade – “Castelinho”
Doação de mudas nativas do Pantanal e sensibilização da população para prevenção de incêndios florestais.
10/06 – Oficina: Construção de Parque Natural
8 às 11h e das 14h às 17h | Sesc Poconé
Construção de novo espaço para brincar com materiais naturais.
17/06 – Conhecendo a Cooponé
15 às 17h | Cooponé
Idosos são convidados a conhecer a cooperativa da cidade.
18/06 – Cicloturismo
7h | Trajeto de 20km: Sesc Poconé ao Capão de Angico
Durante o pedal, os participantes praticam exercícios físicos integrados à natureza.
18/06 – Domingo no Parque – edição especial Mês do Meio Ambiente
9h às 16h | Parque Sesc Baía das Pedras
As famílias e amigos podem fazer piquenique ao ar livre e aproveitar as atrações do parque, que inclui passeio a cavalo e pedalinho.
24/06 – Caminhada Ecológica
6h30 às 9h | Saída do Sesc Poconé
Os participantes vão recolher os resíduos que encontrarem nas ruas da cidade e destiná-los à Cooponé.
1, 8, 15 e 22/06 – Conheça o Parque Sesc Baía das Pedras
7h às 11h | Parque Sesc Baía das Pedras
Estudantes vão poder conhecer a fauna e flora pantaneira de perto (atividade realizada mediante agendamento prévio).
Rosário Oeste – Cerrado
04/06 – Pedal Ecológico
7h30 | Parque Sesc Serra Azul
O pedal une prática de atividade física com a contemplação do Cerrado.
14/06 – Parque Sesc Serra Azul
9h | Parque Sesc Serra Azul
Roda de conversa entre estudantes e os monitores ambientais do Parque Sesc Serra Azul que permite a ampliação do conhecimento dos jovens sobre a conexão entre saúde e meio ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.