Chuva persiste pelo terceiro dia seguido e mantém São Sebastião em alerta; aulas seguem suspensas e abrigos são montados

chuva-persiste-pelo-terceiro-dia-seguido-e-mantem-sao-sebastiao-em-alerta;-aulas-seguem-suspensas-e-abrigos-sao-montados

chuva-persiste-pelo-terceiro-dia-seguido-e-mantem-sao-sebastiao-em-alerta;-aulas-seguem-suspensas-e-abrigos-sao-montados


Cemaden alerta que chuva deve seguir até sexta-feira no litoral norte paulista. São Sebastião inicia terceiro dia consecutivo de chuva; aulas seguem suspensas e abrigos são montados
André Luis Rosa/TV Vanguarda
São Sebastião (SP) iniciou nesta quarta-feira (14) o terceiro dia consecutivo com chuva, que começou na noite de segunda-feira (12) e vem causando novos estragos na cidade. Na terça, a cidade registrou pontos de alagamento e deslizamentos de terra.
No início da manhã desta quarta, a chuva seguia com menor intensidade e a água já havia baixado em pontos onde havia alagamento. Na Rio-Santos, onde houve interdições parciais ao longo da terça, o trânsito está normalizado.
Mesmo assim, os moradores seguiam apreensivos, já que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém o alerta para riscos de novos alagamentos e escorregamentos de terra.
De acordo com o Cemaden, a costa sul da cidade continua sendo a área mais afetada – local que mais sofreu pela tragédia que devastou o litoral em fevereiro.
Confira os índices de chuva nos bairros da região nas últimas 24h:
Juqueí: 210 milímetros
Boiçucanga: 195 milímetros
Camburi: 182 milímetros
Barra do Una: 172 milímetros
O Cemaden aponta que a média histórica para o mês de junho é de 106 milímetros, número muito inferior aos índices atuais.
VEJA TAMBÉM:
Terreno onde estão sendo construídas casas para desabrigados alaga
Após paralisação por causa dos ventos, travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela volta a operar
Por conta das consequências das chuvas persistentes, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que estão sendo disponibilizados preventivamente três abrigos onde os moradores podem buscar refúgio, caso necessário.
As estruturas estão montadas no Polo II da escola municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida na escola municipal Henrique Tavares de Jesus e no Ginásio do Cascalho.
Confira os endereços:
Polo II da Escola Municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida
Endereço: Rua João Batista Faustino, 185 – Juquehy
Escola municipal Henrique Tavares de Jesus
Endereço: Avenida Adelino Tavares, 301 – Barra do Sahy
Ginásio do Cascalho
Endereço: Rua Tropicanga, 99 – Boiçucanga
Aulas suspensas
Ainda por conta da situação das chuvas, a prefeitura da cidade decidiu manter a suspensão das aulas. Todas as unidades escolares dos bairros de Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Maresias e Toque-Toque Pequeno não terão aula nesta quarta-feira.
Confira as unidades:
Juquehy
EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Polo I e II)
EMEI Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”
Barra do Sahy
EM Henrique Tavares de Jesus
EMEI Sonho de Criança
Cambury
EM de Camburi
EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”
Sertão de Cambury
EM Maria da Conceição de Deus Santos
EMEI Cavalinho de Pau
Alerta Defesa Civil
No início da semana, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta sobre a previsão de chuvas fortes e contínuas em todo o litoral paulista.
Segundo a Defesa Civil, as pessoas que moram em áreas de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, devem sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
O órgão reforçou que os moradores não devem atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.