Prefeitura de Campinas investiga terceira morte suspeita de febre maculosa

Na terça (12), Instituto Adolfo Lutz confirmou que a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, faleceu por conta da doença. Amostra do namorado dela, e também de uma jovem de 28 anos, ainda são analisadas. Morte misteriosa de casal após visita a áreas rurais é investigada pelo Instituto Adolfo Lutz
A Prefeitura de Campinas investiga um terceiro caso de morte por conta da febre maculosa.
Na segunda (12), o Instituto confirmou que a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, morreu em decorrência da doença.
A amostra do namorado dela, o piloto Douglas Costa, de 42, ainda é investigada. Eles tinham visitado duas áreas rurais de Campinas, no interior do estado, além de Monte Verde, em Minas Gerais.
Eles passaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e faleceram cinco dias depois.
Segundo a Prefeitura de Campinas, a vítima é uma jovem de 28 anos, que participou de um evento no dia 27 de maio, realizado na região rural da cidade. O local é o mesmo onde o casal esteve.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.
Ainda de acordo com a secretaria, na região metropolitana da capital paulista, há pouquíssimos registros dada a urbanização da área.
No interior do estado, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba são, hoje, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença.
Em 2023, foram registrados 9 casos de febre maculosa e 3 óbitos. Ambas as versões são potencialmente letais e demandam atendimento rápido para o recebimento de antibiótico específico.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença.
LEIA TAMBÉM
Entenda o que é e quais sintomas da febre maculosa, possível causa da morte de piloto e namorada em SP
Amigos e familiares de casal que morreu após sintomas de febre e dor postam homenagens: ‘Vazio enorme’
Morte precoce
No dia 27 de maio, o casal almoçou em uma fazenda em Campinas. Nos dias 3 e 4 de junho, foram para Monte Verde, no Sul de Minas Gerais.
Os sintomas começaram a aparecer no dia 3 de junho. Eles relataram febre, dor e manchas vermelhas na pele. Os dois morreram 5 dias depois, na quinta-feira, 8 de junho. Douglas morreu por volta das 12h, e Mariana às 16h.
Casos no estado de SP
De acordo com o governo de São Paulo:
Entre 1º de janeiro e 12 de junho deste ano, houve redução de mais de 24% nas mortes por dengue no estado (foram 200 mortes em 2023);
Até 29 de maio, foram 280 casos e 39 mortes provocadas por leptospirose;
Além disso, foram dois casos e duas mortes provocadas por febre maculosa (em 2022, foram 62 casos e 47 mortes).
Casos no país
Em nota, o Ministério da Saúde disse que mantém contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo e com o Centro Informações Estratégicas De Vigilância Em Saúde (CIEVS-Nacional) para acompanhar as investigações do caso.
A pasta ainda afirma que realiza a distribuição de antimicrobiano para o tratamento da febre maculosa aos estados e vem promovendo ações de capacitações direcionadas às vigilâncias estaduais e municipais, assim como vem realizando a divulgação de diretrizes técnicas com orientações de manejo clínico e ambiental.
Mortes por conta da doença no país:
2020: 191 casos
2021: 231 casos
2022: 190 casos
2023: 48 casos
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.