Uma taça de vinho por dia faz bem para a saúde?

Se você já acreditou naquela conversa de que “one glass a day keeps the doctor away”, uma nova pesquisa pode te fazer repensar o álcool do jantar.

O estudo, envolvendo 5 milhões de participantes, descobriu que beber pouco ou moderadamente não é melhor para a saúde do que não beber nada.

“Mas eu já ouvi o contrário…” Em 1924, foi publicada uma pesquisa que dizia que bebedores leves eram mais saudáveis do que aqueles que não bebiam, incluindo fatores como rotina de exercícios, peso e higiene dental.

Acontece que a análise não tinha amostras diversificadas, colocando mais pessoas “não saudáveis” no grupo das que não bebiam — como quem tem restrições médicas, por exemplo.

O jogo virou…

Agora, com a nova pesquisa, os benefícios do consumo moderado foram eliminados. Em vez disso, ficou constatado que quem bebe mais de 25g de álcool por dia — 2 a 5 taças de vinho — tem mais chance de morrer prematuramente.

Além dessa análise, um estudo financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates sugeriu que, para jovens entre 15 e 39 anos, o consumo de álcool não trazia nenhum benefício pra saúde, apenas riscos.

Zoom Out: Não sabemos se o motivo é a preocupação com a saúde ou o uso de “comprimidos” e “pen drives”, mas o fato é que, em casas de show, o consumo de álcool pela geração Z é 25% menor do que o das pessoas mais velhas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.