VÍDEO: Ônibus com pintura em homenagem aos 70 anos da Itapemirim vai operar entre o Sul e o Sudeste, diz Suzantur

Empresa estuda uma programação especial de revezamento de linhas a partir de São Paulo

ADAMO BAZANI

A Suzantur, empresa que opera por meio de arrendamento com autorização judicial as linhas que eram prestadas pela Itapemirim e Kaissara, informou neste sábado, 10 de junho de 2023, que o ônibus que pintou com um design tradicional em homenagem aos 70 anos de fundação da Viação Itapemirim, vai operar em rotas entre o Sul e o Sudeste.

De acordo com o gerente operacional do Grupo Suzantur, Robson de Jesus Francisco, a empresa estuda uma programação especial de revezamento de linhas a partir de São Paulo, além de possíveis eventos com o veículo.

Neste sábado (10), o Diário do Transporte fez uma reportagem especial em vídeo não somente sobre o ônibus em si, mas com pessoas envolvidas no projeto.

Veja abaixo:

VÍDEO: Veja os detalhes do ônibus em comemoração aos 70 anos de fundação da Itapemirim e a história por trás do projeto de pintura

Veículo incialmente vai se revezar nas linhas saindo de São Paulo

ADAMO BAZANI

Colaboraram Willian Moreira, Alexandre Pelegi e Luana Coutinho

O ônibus rodoviário em comemoração aos 70 anos de fundação da Viação Itapemirim se destacava na manhã deste sábado, 10 de junho de 2023, entre os demais veículos urbanos da empresa Suzantur, na unidade de Mauá, no ABC Paulista.

As cores marrom, amarelo e branco remetem a uma das fases mais marcantes da empresa que já foi a maior companhia rodoviária da América Latina: os anos das décadas entre 1970 e 1990.

Ônibus monoblocos da Mercedes-Benz, os pioneiros ônibus de três eixos, carrocerias da Ciferal, da Nielson, entre outras, ostentavam estas cores.

A empresa foi fundada por Camilo Cola em 04 de julho de 1953. No dia 21 de setembro de 2022, após passar por polêmicas e suspeitas de fraudes nas mãos de Sidnei Piva de Jesus, o Grupo Itapemirim, que englobava outras empresas, teve a falência decretada pela Justiça de São Paulo.

Atualmente, quem opera as linhas em arrendamento judicial é a Suzantur, empresa do ABC Paulista, por meio da Nova Itapemirim.

É um novo grupo empresarial que juridicamente não assumiu os passivos da falência, trata-se de uma nova empresa operadora. Mas isso não impede a homenagem, de acordo com gerente operacional do Grupo Suzantur, Robson de Jesus Francisco, já que a história da Itapemirim não pode se perder.

“A ideia é parabenizar a história do Grupo Itapemirim. Nós que iniciamos as operações, achamos justa esta homenagem. São 70 anos de uma das empresas mais tradicionais do País. É uma singela maneira de homenagear o nome Itapemirim – disse.

A data de estreia nas estradas ainda será definida, mas de acordo com Robson as operações iniciais serão, por questões logísticas, em linhas a partir do Estado de São Paulo.

A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA:

Um projeto de homenagem deste tipo não é fácil de ser colocado em prática.

O gerente de manutenção do Grupo Suzantur, Marcos Antônio da Silva, foi designado pelo proprietário da empresa, Claudinei Brogliato, para estar à frente do projeto.

Marcos conta que um dos principais desafios foi se aproximar das versões originais de cores e desenhos e compatibilizar com o design atual do ônibus, um Marcopolo da Geração 7, Mercedes-Benz, que já rodou pela empresa Guanabara.

Foram dez dias ininterruptos de trabalho e o ônibus foi privilegiado nos trabalhos de funilaria e pintura entre toda a frota. Quatro profissionais de pintura se dedicaram sem parar ao projeto.

“Foram feitos vários testes e chamados fornecedores para desenvolver as tintas e os detalhes. O trabalho foi feito com carinho, com toda a dedicação. Queremos unir tradição e modernidade, a força histórica do nome Itapemirim com a novidade que é o Grupo Suzantur” – disse Marcos.

VISUAL HISTÓRICO SEM PERDER A ATUALIDADE:

O especialista independente em estética automotiva, Robson Kresse, analisou os detalhes do ônibus e verificou que o trabalho foi feito com uma técnica para ressaltar cada aspecto da pintura que marcou época, mas sem deixar de mostrar ao passageiro que é um ônibus atual, afinal, o veículo vai operar nas linhas da empresa normalmente.

Robson Kresse foi a convite do Diário do Transporte para verificar o veículo.

“As cores o acabamento que fizeram neste ônibus chamaram a atenção positivamente. A textura de brilho e as cores foram bem feitas. No sol, ele fica com uma cor e na sombra, outra tonalidade. Isso é importante na estética automotiva porque passa a ideia de movimento, vivacidade” – explicou.

VÍDEO (com detalhes e entrevistas) e VÁRIAS FOTOS


https://diariodotransporte.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Sequence-04.mp4

ENTENDA:

Contando tributos e débitos com fornecedores, bancos e trabalhadores, o Grupo Itapemirim, que estava em recuperação judicial desde março de 2016, tem dívidas que chegam a R$ 2,2 bilhões. Depois de ter o proprietário afastado, Sidnei Piva de Jesus, suspeito de crimes falimentares e gestão fraudulenta, envolvendo supostas transferências de recursos ilegais das empresas de ônibus para fundar a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), o Grupo Itapemirim teve a falência decretada pela Justiça em 21 de setembro de 2022.

Na decisão pela falência, o juiz João Oliveira Rodrigues Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo, autorizou o arrendamento de linhas e estruturas operacionais da Itapemirim e da Kaissara para a Suzantur, empresa que atuou no ramo de fretamento e opera ônibus urbanos em quatro cidades do ABC Paulista (Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires) e no município de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. A empresa atuava até 2020 no ramo de fretamento também (Relembre o fim da Suzantur no fretamento https://diariodotransporte.com.br/2020/06/29/exclusivo-grupo-comporte-da-breda-e-piracicabana-vai-assumir-servicos-e-onibus-da-suzantur-fretamento/  )

Contestaram o arrendamento das linhas para a Suzantur, a ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestre (sargumentando, entre outros pontos, que linhas de ônibus pertencem ao poder público e não podem ser considerados ativos de uma empresa), a Viação Garcia (empresa de ônibus rodoviários do Sul do País que tinha interesse nas mesmas linhas e que alega que ofereceu propostas melhores) e o próprio Grupo Itapemirim (administrações Sidnei Piva – último dono –  e da Transconsult – que fez uma rápida intervenção nas companhias). A Associação dos Credores da Itapemirim, grupo que diz representar uma parte dos credores, também não queria que a Suzantur operasse as linhas.

O Grupo Itapemirim é formado pelas seguintes empresas:

– Viação Itapemirim S.A (CNPJ: 27.175.975/0001-07);

– Transportadora Itapemirim S.A (CNPJ:33.271.511/0001-05);

– ITA Itapemirim Transportes S.A.(CNPJ:34.537.845/0001-32);

– Imobiliária Bianca Ltda. (CNPJ: 31.814.965/0001-41);

– Cola Comercial e Distribuidora Ltda.(CNPJ: 31.719.032/0001-75);

– Flecha S.A.Turismo, Comércio e Indústria (CNPJ: 27.075.753/0001-12);

– Viação Caiçara Ltda.(CNPJ: 11.047.649/0001-84) – marca fantasia: Kaissara

A Suzantur, originária do setor de fretamento, tem como sócio principal o empresário Claudinei Brogliato.

Atualmente a empresa opera linhas urbanas nas seguintes cidades:

– Santo André (Grande São Paulo): Sistema tronco-alimentado de Vila Luzita – em caráter provisório desde 2016 porque a prefeitura ainda não lançou uma nova licitação para conceder este sistema que era operado pela Expresso Guarará. O sistema Vila Luzita, individualmente, atende a maior demanda de passageiros de Santo André;

– Diadema (Grande São Paulo): Todas as linhas municipais por concessão (aquisição das operações da Benfica e MobiBrasil);

– Mauá (Grande São Paulo): Todas as linhas municipais por concessão;

– Ribeirão Pires (Grande São Paulo): Todas as linhas municipais por concessão (aquisição das operações da Rigras);

– São Carlos (Interior de São Paulo): Todas as linhas depois de operações emergenciais com a saída da empresa Athenas Paulista em 2016. O Grupo Suzantur foi considerado vencedor na licitação do sistema em 1º de setembro de 2022, para assumir contrato de 10 anos prorrogáveis por mais 10 anos. O Grupo participou da concorrência com o nome da Rigras, de Ribeirão Pires. Em 1º de maio de 2023, entretanto, a empresa deixa de operar e assume as linhas a Sacentur (Santa Cecília Transportes e Turismo) – SOU.

O dia 04 de março de 2023, um sábado, marcou o retorno oficial da Itapemirim/Kaissara pela Suzantur por meio de arrendamento autorizado pela Justiça. A primeira viagem foi de São Paulo a Curitiba, saindo do Terminal Rodoviário do Tietê, na zona Norte de São Paulo às 7h. O Diário do Transporte acompanhou a saída do ônibus às 5h30 da garagem de Santo André, no ABC Paulista, que fica na Avenida Queirós dos Santos com a Rua Luís Pinto Fláquer, no centro, próximo da linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O primeiro ônibus de prefixo 50126 é um Marcopolo Paradiso de dois andares, com categoria leito na parte inferior e semi-leito na parte superior. O Diário do Transporte conversou com o motorista Francisco Carlos Alves, que já trabalhou por 10 anos na viação Itapemirim, ainda na administração da família de Camilo Cola, e agora está neste retorno. O profissional também atuou em grandes empresas como Gontijo e Cometa.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/04/em-primeira-mao-video-confira-o-primeiro-onibus-e-o-primeiro-motorista-que-marcam-o-retorno-da-viacao-itapemirim-kaissara-sobre-arrendamento-da-suzantur/

OS PRIMEIROS EURO 6:

A Suzantur confirmou ao Diário do Transporte de forma oficial em 14 de abril de 2023, a compra para a Itapemirim/Kaissara das primeiras seis unidades de chassis de ônibus que seguem o padrão de motores Euro 6.

Os veículos deste padrão emitem, em geral, 75% menos de poluição e conseguem ter um consumo menor de óleo diesel e um desempenho melhor em relação aos modelos da tecnologia anterior Euro 5. O novo padrão internacional se tornou obrigatório no Brasil em janeiro deste ano.

Os chassis já recebem na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), carrocerias do modelo Paradiso 1800 DD (de dois andares) G8 (oitava geração).

As linhas que receberão os novos ônibus ainda serão definidas.

De acordo com a companhia do ABC Paulista, as seis unidades são da marca Scania, modelo K 410 – 6X2 (três eixos, seis rodas com tração em duas delas).

A Suzantur, que possui sede em Santo André (SP), opera as linhas que eram de responsabilidade da Itapemirim/Kaissara, que faliram, por meio de arrendamento judicial.

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Willian Moreira, Alexandre Pelegi e Luana Coutinho

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