Incêndio e morte do dono: O triste dia em que empresa que fez parte da infância de muitos chegou ao fim

Incêndio destruiu tudo e chocou o Brasil

Abrir um negócio, sem sombra de dúvidas, é um verdadeiro sonho para muitas pessoas. Contudo, alguns problemas podem colocar tudo a perder e fazer tudo se tornar um grande pesadelo. Exemplo disso vem de uma famosa empresa que fez parte da infância de muitas pessoas.

Para quem não sabe, estamos falando sobre Indústria de Brinquedos Casablanca. A companhia foi fundada em 1959 pelo espanhol Mariano Lavin Ortiz na cidade São Caetano do Sul. Muitos afirmam que ela foi primeira empresa fabricante de brinquedos a produzir figuras de super-heróis.

Contudo, a empresa acabou enfrentando uma enorme perda. Isso porque um incêndio atingiu toda a fábrica e colocou tudo a perder. Após o ocorrido, foi criada a Gulliver, fábrica de brinquedos que acabou por ser conduzida pelos filhos do empresário. Mariano Lavin Ortiz faleceu pouco tempo depois, em 1973.

A famosa empresa, Indústria de Brinquedos Casablanca, foi destruída pelo fogo (Fogo: Reprodução/ Internet)

Qual loja gigante fechou as portas?

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Isso porque uma série de fatores podem levar um empreendimento a fechar as portas. Atualmente, o mundo atravessa uma crise em consequência da pandemia da Covid-19. No passado, no entanto, uma famosa loja gigante também decretou falência.

Para quem não sabe, estamos falando da Mesbla. Tratava-se de uma rede de lojas de departamentos que iniciou suas atividades em 1912, como filial de uma firma francesa. Na década de 1950 a empresa tinha lojas instaladas nas principais capitais do país e em algumas cidades do interior.

Nos anos 1980 a Mesbla tinha 180 pontos de venda e empregava 28 mil pessoas. Suas lojas de grande porte, com áreas raramente inferiores a 3 mil metros quadrados, eram pontos de referência nas cidades onde a empresa se fazia presente. Aliás, a marca dominou completamente sozinha o mercado do varejo nacionalmente.

Loja da Mesbla fecharam as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

As preocupações começaram em 1981, quando a Mesbla passou do primeiro para o terceiro lugar entre as maiores empresas de varejo do Brasil e começou a enfrentar uma concorrência mais forte. Uma consultoria mercadológica foi contratada, e as lojas da empresa passaram por uma completa reformulação.

The post Incêndio e morte do dono: O triste dia em que empresa que fez parte da infância de muitos chegou ao fim appeared first on TV Foco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.