‘Arraiá Aéreo’: 8ª edição do evento reúne atrações artísticas e comidas típicas em Bauru

Evento será realizado neste sábado (11) e domingo (12), no Aeroclube, e conta com apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Entrada é solidária. Arraiá Aéreo: 8ª edição do evento reúne atrações artísticas e comidas típicas em Bauru
Arraiá Aéreo/Divulgação
A oitava edição do Arraiá Aéreo, que reúne duas festas tradicionais – o show aéreo e a festa junina –, ocorre nestes sábado (10) e domingo (11), no Aeroclube de Bauru (SP).
O evento é uma parceria da TV TEM com a Fundação AstroPontes e a prefeitura. Nesta edição, a programação conta com atividades ligadas à aviação, ciência e tecnologia, barracas de comidas típicas e atrações artísticas culturais.
O acesso é gratuito, com entrada solidária, ou seja, com doação de 1 kg de alimento não perecível, de 1 kg de ração para pet ou de R$ 10. No sábado, o evento ocorre das 14h às 20h. Já no domingo, as atrações vão das 9h às 20h.
A campanha Bem Legal, iniciativa da TV TEM, estará presente com a arrecadação de alimentos, que serão entregues a 39 instituições assistenciais da cidade.
Cerca de 45 instituições filantrópicas serão beneficiadas com os donativos arrecadados. Só na última edição do arraial, em 2022, foram doadas 48 toneladas de alimentos.
O Aeroclube fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 19-100, na Vila Nova Universitária.
Esquadrilha da Fumaça
Arraiá Aéreo reúne atrações artísticas e comidas típicas em Bauru
AstroPontes/Divulgação
Uma das atrações mais aguardadas pelo público é a Esquadrilha da Fumaça, que, em mais de 70 anos de história, acumula mais de 4 mil demonstrações feitas no Brasil e em outros 21 países.
Toda apresentação envolve sete pilotos e sete aeronaves. Geralmente, as demonstrações têm duração de 35 minutos e contam com cerca de 50 acrobacias.
A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões.
O grupo já atingiu três recordes mundiais. O último prêmio foi em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. A ação ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Arraiá Aáreo atrai visitantes em Bauru
TV TEM/Reprodução
Trânsito e transporte coletivo
Com o intuito de garantir a segurança e fluidez durante o evento, algumas alterações no trânsito serão implementadas. A Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla estará interditada a partir das 8h do sábado (10). Os quarteirões 19 a 24, no lado par, serão totalmente interditados, enquanto que o sentido ímpar desses mesmos quarteirões terá inversão em sua mão de direção.
Em relação ao transporte coletivo municipal, as linhas terão desvios de itinerários devido às interdições. O acesso da Compac, localizado na SP-300, Km 338 750, na pista leste da marginal da Via Rondon (sentido São Paulo), estará interditado durante o transcorrer do evento.
Alguns pontos de ônibus serão temporariamente desatendidos: as quadras 19 e 24 lado par da Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, as quadras 18, 19 e 24 lado ímpar da mesma alameda, e a quadra 2 da Rua Adolpho José Pereira, próxima ao Sam’s Club.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.