Artista alagoano ganha destaque com ilustrações gigantes de Djavan e Carlinhos Maia

Arquiteto Rafael Santos foi aluno de Pierre Chalita e se especializou em murais ao longo da carreira. Arquiteto alagoano Rafael Santos foi o artista que pintou painel gigante de Djavan em Jaraguá, Maceió
Arquivo pessoal
Quem mora ou visita Maceió já deve ter se deparado com viadutos coloridos, armazéns de açúcar com imagens gigantes ou grandes painéis pintados em muros com cores vibrantes e que retratam cenas do cotidiano da cultura de Alagoas. Esses trabalhos são de Rafael Santos, arquiteto, urbanista e muralista alagoano que já deixou registros de seu trabalho em cidades de todo Brasil e em nove países.
Recentemente, Rafael ganhou ainda mais notoriedade quando pintou uma ilustração do cantor Djavan no muro lateral da Receita Federal, no bairro de Jaraguá, a pedido da produção do cantor. O painel gigante foi inauguado no dia da estreia da turnê mundial do Djavan em Maceió, em março.
“Não tive tempo de fazer uma proposta elaborada. Fiz uma ideia, mais ou menos do que iria fazer, eles aprovaram e aí a coisa foi acontecendo lá no muro mesmo”, relembra Rafael, que levou sete dias para concluir o trabalho elogiado pelo próprio cantor em suas redes sociais.
Rafael Santos pintou muro da casa de Carlinhos Maia na Barra de São Miguel, Carlinhos Maia
Arquivo pessoal
Em seguida foi a vez do influenciador Carlinhos Maia fazer o convite ao arquiteto. A ideia inicial era que Rafael pintasse o rosto de Carlinhos na casa dele, na Barra de São Miguel, litoral Sul do estado. O resultado foi aprovado e Rafael foi convidado a pintar o interior da casa também, retratando os principais personagens da turma, trabalho que durou cerca de um mês.
“Ele [Carlinhos Maia] surgiu através do Djavan. O próprio Djavan comentou com ele, não sei bem como foi isso. Segundo a produção do Carlinhos, ele soube através do Djavan, que ficou muito feliz com o trabalho, com a homenagem. O Carlinhos achou meu trabalho interessante e aí me convidou para a casa dele, que inicialmente era só o rosto dele”, comemora.
Aluno de Pierre Chalita
A história de Rafael com a pintura começou em 2001, quando teve aulas com Pierre Chalita, renomado artista plástico alagoano e colecionador de arte sacra. Foi com Chalita que Rafael aprendeu a projetar a pintura em painéis e, por influência do mestre alagoano, entrou na faculdade de Arquitetura, onde concluiu a formação.
Arte de Rafael Santos leva colorido a muros e até torre de relógio
Arquivo pessoal
Durante a faculdade, Rafael conseguiu vaga para fazer um curso no México e trouxe de lá a inspiração para seu trabalho. Ele consegue ampliar seus desenhos nos painéis gigantes usando os princípios do movimento muralista, com técnicas de quadriculado e projeções.
Apesar de abusar das cores, ele explica que elas se complementam e isso é um de seus diferenciais. Além disso, as pinturas também têm traços tridimensionais, que brincam com as imagens retas e geométricas.
“Eu vejo meu trabalho como um mosaico de cores, que conta histórias, que se divide. Cada pedaço do desenho vai dando uma informação diferente”, explica Rafael.
Ilustração do arquiteto alagoano Rafael Santos
Arquivo pessoal
A identidade do trabalho do arquiteto também pode ser conferida através das histórias que conta, seja de personagens do dia-a-dia ou da cultura alagoana.
“Acho que esse é o diferencial da minha pintura. Acho que o diferencial do meu trabalho é que faço todo um apanhado, uma pesquisa antes e tento contar uma história do que eu estou pintando. Além de artista, me vejo como um contador de histórias”, avalia o artista.
Djavan ganhou ilustração em muro pintado por Rafael Santos em Maceió
Arquivo pessoal
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.