Pra quem pensava que a guerra tinha parado de fazer barulho, ontem, a destruição de uma represa foi descrita como um dos mais dramáticos eventos dos 15 meses de conflito.
Explicando… Uma grande barragem localizada no sul da Ucrânia — região controlada pela Rússia — explodiu e provocou uma enorme inundação, deixando mais de 40 mil pessoas em zonas de riscos.
O rompimento também ameaçou a maior usina nuclear da Europa, por possível falta de água para resfriar seu reatores. Mas, durante a madrugada, a agência de energia afirmou que tem água suficiente para vários meses.
Pensando nas táticas de guerra, a destruição parece favorecer os russos, por comprometer o fornecimento de água, além de dificultar ações ofensivas ucranianas.
Tá, mas de quem é a culpa? A origem do aparelho que fez a estrutura explodir ainda não foi apurada, mas Moscou e Kiev não demoraram nada para trocarem acusações.
Zelensky chamou de “crime de guerra”, enquanto o ministro da Defesa russo disse que o ataque teve o objetivo de liberar forças ucranianas para ação em outras áreas.
Já, o secretário-geral da ONU não apontou culpados, mas disse que a tragédia é uma consequência da invasão.
O que mais é notícia pelo mundo?
Falando na Ucrânia… Bloco oriental da Otan se une em favor da adesão ucraniana
Batizado de Fattah. Irã apresenta seu primeiro míssil balístico hipersônico
Se você ficou curioso com o Vision Pro… Clique para ver o primeiro vídeo de alguém usando o óculos da Apple