Biscoitos e sorvetes deixaram quatis das Cataratas do Iguaçu com cáries, diz biólogo

Segundo especialista, o consumo de guloseimas tem afetado a saúde do animal selvagem, com alteração na gordura e glicose dos bichos. Biscoitos e sorvetes deixaram quatis das Cataratas do Iguaçu com cáries, diz biólogo
Em Foz do Iguaçu, um animal está muito presente no caminho de quem visita as Cataratas do Iguaçu: o quati.
O mamífero trafega entre os humanos, sempre interagindo e chamando a atenção, na procura de comida. Especialistas, no entanto, fazem um alerta sobre esse contato, já que os bichos se acostumaram a comer as guloseimas deixadas pelos visitantes.
“Foi feito um estudo que apresentou alteração na gordura e glicose. Eles tinham cáries de tanto comer sorvetes e biscoitos”, aponta Apolonio Rodrigues, biólogo do ICMBio.
Além da saúde dos animais, os humanos também correm perigo, pois se trata de um animal de origem selvagem.
“Muitos comparam com um gatinho e falam em levar para casa. Mas não têm a noção de que ele é um animal selvagem, que eles mordem e que podem transmitir doenças”, diz a bombeira civil Yanca Soares.
Quati interagindo com visitantes no Parque Nacional do Iguaçu.
TV Globo/Reprodução
Para evitar acidentes e conscientizar os visitantes, a equipe do ICMBio captura e solta os quatis em outras áreas do parque. Eles são chipados e podem ser monitorados.
De acordo com o veterinário Marius Belluci, também do ICMBio, é possível fazer o passeio sem interagir com os animais. “Eles já se aproximam bastante e passam próximos das pessoas”, ressalta.
O Globo Repórter desta sexta-feira (02) mostrou a convivência cada vez mais próxima entre os seres humanos e animais silvestres. Jacarés, cobras, gambás, bichos-preguiça, quatis, macacos, entre outros, têm sido resgatados, muitas vezes, adoecidos por conta desse contato. Os repórteres Rogério Coutinho e Victor Ferreira revelam os desafios dessa aproximação nas cidades e zonas rurais.
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 02/06/2023
Confira reportagens do programa:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.