Com alta de internações e baixa cobertura, SC prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Conforme o órgão, apenas 41% do público alvo havia se vacinado até esta quarta-feira (31), dia de encerramento da campanha nacional. Vacina é ofertada na maior parte das unidades de saúde do estado
Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba
Por causa da baixa cobertura vacinal e do aumento nas internações, Santa Catarina prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, prevista para encerrar nacionalmente nesta quarta-feira (31).
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que apenas 41% do público alvo – estimado em quase 3 milhões de pessoas – havia se vacinado até esta quarta-feira.
Nos idosos com 60 anos ou mais, a cobertura é de 49%. Em relação às crianças, apenas 31% se vacinou. A meta é chegar a 90% em cada um dos grupos prioritários até 30 de junho, nova data prevista para o término da imunização.
A campanha começou em 10 de abril apenas para os grupos prioritários e um mês depois foi aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade. A decisão considerou o atual cenário da doença no estado.
SC tem 1,7 milhão de pessoas do público alvo que ainda não tomaram a vacina contra gripe
SC prorroga campanha de vacinação contra a gripe
Casos e mortes
De acordo com a Dive, até 22 de maio foram confirmados 318 casos graves da doença, que precisaram de hospitalização. Deste total, 20 pessoas morreram – a maioria idosos e crianças, que em geral apresentavam algum fator de risco ou comorbidade.
Gerente de doenças infecciosas agudas e imunização do órgão, Arieli Schiessl Fialho, reforça a importância da vacinação dos grupos prioritários – como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades -, mesmo com a dose disponível para todos.
“É justamente por causa do grande número de óbitos envolvendo pessoas dos grupos prioritários que insistimos tanto na vacinação desse público e optamos pela prorrogação da campanha. O papel da vacina é impedir o agravamento da doença e, consequentemente, evitar hospitalizações e mortes”, afirma.
Segundo dados do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), a cobertura vacinal total em Santa Catarina está em 41,98%.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.