Conheça o Complexo Cultural da Rampa

Local para deixar registrada a memória de um período importante para a história da capital e do estado do Rio Grande do Norte, o Museu da Rampa é um dos mais novos pontos turísticos de Natal. Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2023, o complexo está aberto ao público de terça-feira à domingo. Aberto das 10h às 16h para visitação e com entrada gratuita, o lugar tem vista privilegiada para o pôr do sol mais bonito da cidade que cai sobre as águas do Rio Potengi, perto da Ponte Newton Navarro.

Localizado às margens do rio, onde pousavam os hidroaviões na época da guerra, o Complexo Cultural Rampa foi restaurado, equipado e, após ganhar novos espaços, foi aberto para contar, através de três exposições, a importância de Natal no início da aviação e da participação da cidade na Segunda Guerra Mundial, quando a capital potiguar sediou a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos.

Além do prédio, o espaço externo da Rampa também chama a atenção – Foto: José Aldenir/Agora RN

 

Foto: José Aldenir/Agora RN

Ao chegar lá, os interessados irão conhecer a primeira parte do museu. A exposição “Natal da Guerra e do Pós Guerra” faz um apanhado histórico da Segunda Guerra através dos olhos e das técnicas de pintura do poeta, artista plástico e autodidata Pedro Grilo, morto em 2022. Nas obras, o artista pintou bairros e monumentos da capital potiguar ao redor da rampa, onde se tinha a industrialização, inovação da tecnologia trazida pelos americanos.

A segunda parte do museu dá espaço à exposição “Sala da Guerra: Natal, Encruzilhada do Mundo”. A sala, de estilo militar, expõe as fotos e objetos mais marcantes da época em que Natal foi palco da aliança com os EUA. O acervo material conta com a presença dos uniformes militares usados no período, além de medalhas, capacetes, cantis e alguns documentos.

Espaço conta com exposições sobre a Segunda Guerra Mundial – Foto: José Aldenir/Agora RN

Além disso, a sala também tem uma escultura baseada na foto do presidente do Brasil, Getúlio Vargas, com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e mais alguns militares dentro de um carro do exército sorrindo.

Por fim, o museu apresenta a Sala da Paz, como forma de tributo às figuras e aos acontecimentos que marcaram e contribuíram para a paz mundial e regional. Em uma parede exposta, está escrito que o espaço tem objetivo de “suscitar reflexão e conscientização sobre a importância da paz e como ela pode ser alcançada”. No lugar, o visitante pode ler textos como a Oração de São Francisco, entender sobre o quadro A Liberdade Guiando o Povo, do pintor Eugène Delacroix, e ver fotos de artistas importantes como o integrante da banda Beatles, John Lennon.

História da Rampa

A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório de parada dos aviadores que atravessavam o Atlântico Sul entre as décadas de 1920 e 1940. Mais tarde, durante o conflito mundial, a posição estratégica de Natal, situada no “cotovelo” da América do Sul, abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país, se tornando a pista de pouso mais movimentada da época, localizada no atual município de Parnamirim, na região metropolitana, atualmente Base Aérea de Natal onde são treinados os pilotos da FAB.

A data de 29 de janeiro de 1943 é marcada na história de Natal pelo encontro entre o presidente americano durante a Segunda Guerra, Franklin Delano Roosevelt, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas. Na ocasião, eles celebraram, na Rampa, a Conferência do Potengi, transformando o local em base militar americana e selando a participação do Brasil no conflito, que resultaria na vitória dos aliados contra as tropas dos Países do Eixo. Natal ficou conhecida como o Trampolim da Vitória, em razão dessa participação na Segunda Guerra pela sua posição estratégica.

Complexo Cultural Rampa fica situado às margens do rio Potengi – Foto: José Aldenir/Agora RN

 

Foto: José Aldenir/Agora RN

Serviço

Exposições na Rampa
Quando: aberto de terça a domingo
Horário: das 10h às 16h
Localização: Rua Coronel Flamínio, nº 1, Santos Reis
Entrada: Gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.