Míriam Leitão comenta efeito da aprovação do marco temporal para indígenas: ‘É um enorme risco’

Câmara aprovou texto que limita demarcação de terras e fragiliza direitos dos indígenas e dos povos isolados; veja o comentário no Bom Dia Brasil Míriam Leitão sobre marco temporal das terras indígenas: Consagrar a violência
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (30) o texto do marco temporal que pretende limitar a demarcação de terras e, como consequência, fragilizará direitos da população indígena. Para a comentarista Míriam Leitão, o projeto – que agora irá para análise no Senado – representa um enorme risco caso seja implementado.
“É um enorme risco. O Brasil é o país que tem a maior quantidade de povos isolados. Você imagina o povo isolado, e você falar: ‘Prove que você estava aqui no dia 5 de outubro de 1988’. Ele não usa esse calendário. Não faz sentido isso”, explica a jornalista.
Míriam Leitão critica MP da reestruturação ministerial: ‘Desconfigurou o Ministério do Meio Ambiente’
Marco temporal das terras indígenas: entenda o que está em jogo no Congresso e no STF
Míriam explicou a noção difundida por quem pretende alterar a demarcação de terras de forma desfavorável aos povos que já vivem nelas. Acredita-se, entre os que defendem uma nova forma de demarcação determinada pelo Supremo Tribunal Federal, que as terras onde vivem os povos isolados ficariam inutilizadas. A jornalista explica que o que ocorre é exatamente o oposto.
“Você pode pensar: ‘aquela parte da terra brasileira vai ficar lá, sem aproveitamento?’ Não, os povos isolados fazem parte de um grande projeto nacional de proteger a Amazônia, lutar contra as mudanças climáticas, manter a biodiversidade. Mesmo sem saber, eles estão participando desse grande projeto nacional. Porque quando você olha uma imagem de satélite por cima da Amazônia, por exemplo, as partes mais preservadas são as dos povos indígenas”, argumenta.
Veja o comentário completo no vídeo acima.
Míriam Leitão vê ‘enorme risco’ para povos isolados caso marco temporal seja implementado
Reprodução/TV Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.