Vídeos mostram funcionários retirando bebês de UTI neonatal após explosão em Sorocaba

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o incidente foi controlado e nenhum paciente ou profissional ficou ferido. Funcionários correm com bebês após explosão em UTI neonatal de hospital em Sorocaba
Imagens mostram funcionários correndo com bebês após um vazamento em uma régua de oxigênio provocar uma explosão em uma das alas da UTI neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), na noite de segunda-feira (29).
Nos vídeos é possível ver bastante fumaça no local e o aparelho de oxigênio, que é afixado à parede, destruído. Uma das funcionárias aparece com um extintor de incêndio tentando controlar a situação.
Em outras imagens, os funcionários aparecem retirando os bebês que estão nas incubadoras da UTI neonatal (assista acima).
Segundo o diretor do CHS, Bruno Toldo, 38 bebês estavam no local e o princípio de incêndio durou de 3 a 5 segundos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o incidente foi controlado e nenhum paciente ou profissional ficou ferido.
“Um vazamento de oxigênio, provavelmente com uma ignição de uma faísca da rede elétrica. Foi prontamente contido pela equipe de brigadista local, e foi acionado também os bombeiros”, conta Bruno.
Ainda segundo o diretor, as 38 crianças foram removidas do local para outras duas alas do hospital. Os bebês não tiveram o tratamento interrompido e continuam recebendo os cuidados necessários da equipe médica.
“Os bebês foram remanejados para dois setores, um é a UTI pediátrica e o outro para uma ala da enfermaria da pediatria que foi transformada em UTI. Toda a questão de transferência foi feita com protocolos de segurança e todos os familiares foram avisados”, explica.
De acordo com o Sinsaúde, alguns funcionários tiveram problemas de inalação e abriram acidente de trabalho, mas estão bem.
O diretor contou que o prazo máximo para a normalização será de uma semana e que não haverá prejuízo no atendimento do hospital
“Aqui são 38 réguas que passam gases, como oxigênio, ar comprimido e vácuo e parte elétrica, agora nós vamos rever toda a estrutura de gases e elétrica dessas 38 réguas para a gente fazer uma manutenção preventiva para evitar novos princípios de incêndio”.
Vazamento em régua de oxigênio causa explosão na UTI neonatal de hospital em Sorocaba
Cíntia Lopes/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.