Educação Financeira #247: O plano de saúde ficou mais caro? Veja dicas de como economizar

Os reajustes dos planos individuais são regulados pela ANS, mas os empresariais não têm regras muito claras, o que leva a aumentos muito altos. Especialistas dizem que, mesmo assim, há pontos para prestar atenção e economizar. Nas últimas semanas, diversos casos de pessoas que sofreram reajustes altos – as vezes de mais de 25% – nos seus planos de saúde ganharam espaço nas mídias sociais.
Esse é o caso da professora aposentada Luciane Frasinelli. Ela e a família tinham um plano empresarial adquirido por meio da empresa do MEI do marido. Mas, depois do reajuste expressivo nos preços, precisaram migrar para outro convênio, com qualidade inferior, por uma diferença de mais de R$ 700.
Os reajustes dos planos empresarias – diferente dos individuais e familiares, que são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – não seguem uma regra clara. O que baliza as mudanças nas cobranças são os contratos assinados com cada empresa ou com um grupo, no modelo de adesão.
No podcast Educação Financeira desta semana, especialistas explicam como funcionam e como são calculados esses reajustes e dão dicas importantes para ajudar o consumidor a economizar dinheiro antes de escolher um plano de saúde.
OUÇA O PODCAST ABAIXO:
Ouça também nos tocadores
Spotify
Amazon
Apple Podcasts
Google Podcasts
Castbox
Deezer
Logo podcast Educação Financeira
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas — inclusive no g1, no ge.com e no gshow, de modo gratuito.
Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!
Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.