Audiência pública para debater segurança nas escolas é realizada em Blumenau

Na noite de quinta-feira (25), a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, recebeu a comunidade, diretores, professores, políticos e autoridades para discutir sobre a segurança nas escolas. Esta foi a primeira audiência pública externa realizada pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) para debater a formação de um projeto de lei coletivo.

Audiência pública para debater segurança nas escolas é realizada em Blumenau – Foto: Divulgação NDTV

No encontro, promovido por meio do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), foram apresentados sugestões para a elaboração do projeto de lei, desenvolvido em conjunto com outras entidades públicas e privadas.

O presidente da Alesc, Mauro Nadal (MDB), destaca que o evento realizado foi importante, pois trouxe a oportunidade de discutir as ideias em conjunto com a sociedade civil organizada. “Essas ideias, chegando até este grupo Comseg, está permitindo com que a gente consiga este projeto, que vai desde a prevenção até o momento interno das nossas escolas”.

Durante a audiência, os presentes fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do ataque a creche Cantinho Bom Pastor e relembraram o fato que desencadeou a discussão. O público presente pôde apresentar sugestões e fazer perguntas sobre os assuntos discutidos. O projeto de lei está previsto para ser concluído até o final de julho.

Audiência trouxe pontos importantes

Segundo a deputada estadual, Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação do grupo, alguns pontos debatidos já estão entre os mais aceitos e devem fazer parte do projeto.

“Em primeiro lugar, as escolas precisam de suporte técnico pedagógico. O outro debate central é com relação as estruturas físicas, nós temos muitas escolas com uma estrutura arquitetônica enorme que não resolve com apenas um policial, porque ele não da conta de toda a área escolar. Nós precisamos também fazer formação para a comunidade, trazer a comunidade mais para dentro da escola e melhorar os mecanismos de tecnologia e monitoramento das escolas”, destacou.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, enfatiza que a participação do Governo de Santa Catarina é importante para garantir a segurança de todas as unidades educacionais.

“A participação do Governo do Estado é importante para que a gente discuta a uniformização das escolas estaduais, escolas municipais e também privadas, porque o aluno que está em qualquer instituição é aluno da nossa cidade, é aluno do nosso Estado, e precisa ter o braço do Estado e do município para protegê-lo”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.