MPF recomenda remoção de restos de barracas demolidas na Barra de São Miguel, AL, em 2020

Segundo o órgão, concreto que restou no local impede a recuperação da vegetação natural. Prefeitura se comprometeu em fazer as adequações e a criar um plano de compensação. Vistoria foi realizada na orla da Barra de São Miguel no local da demolição
MPF
Entulhos e parte das estruturas das barracas retiradas da orla da Barra de São Miguel, no litoral de Alagoas, durante ação de demolição em 2020 foram encontradas por equipes do Ministério Público Federal (MPF) durante vistoria nesta sexta-feira (26). O município tem 60 dias para realizar as adequações.
Segundo MPF, tanto as estruturas deixadas no local como os entulhos jogados impedem a recuperação ambiental e a regeneração natural da vegetação. A recomendação é que as estruturas sejam retiradas e que sejam feitas as intervenções necessárias para garantir a recuperação da restinga.
Barracas começaram a ser destruídas em novembro de 2020
Maciel Albuquerque /Arquivo pessoal
De acordo com o MPF, a Prefeitura da Barra de São Miguel se comprometeu em fazer as adequações e a criar um plano de compensação, que dever ser formalizado através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
“Nossa atuação visa não apenas a recomposição ambiental dessas áreas, mas também a compensação pelos danos já causados e que não têm como ser reparados. É fundamental que todos os envolvidos trabalhem em conjunto para evitar danos futuros ao meio ambiente”, disse a procuradora Juliana Câmara.
A vistoria foi acompanhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Demolição e protestos
As barracas começaram a ser demolidas em novembro de 2020 sob muito protesto dos comerciantes. A ação foi uma determinação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
Na época da demolição, os proprietários se reuniram para reivindicar a permanência das barracas na orla, alegando que seriam prejudicados em seus comércios. Eles chegaram a bloquear a AL-101 Sul.
VÍDEO: Barracas são demolidas na orla da Barra de São Miguel
Barracas são derrubadas na orla da Barra de São Miguel

Adicionar aos favoritos o Link permanente.