Instituições discutem implementação de cursos profissionalizantes para indígenas no Amazonas

Durante encontro, foi discutido termo de cooperação técnica para dar andamento nas demandas. Instituições discutem implementação de cursos profissionalizantes para indígenas do Amazonas.
Divulgação/FEI
A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve em reunião com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) nesta quinta-feira (25), para discutir projetos que envolvem cursos de capacitação para indígenas dos municípios do Amazonas.
A reunião aconteceu na sede do órgão com a finalidade de discutir e alinhar mecanismos para estimular a profissionalização de pessoas indígenas em áreas correlacionadas a seu meio socioambiental e ao conhecimento tecnológico. Além disso, os cursos também embarcam questões relevantes para a sociodiversidade e a biodiversidade.
Durante a conversa, a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva, falou sobre a oportunidade de difundir conhecimento qualificado para as comunidades originárias que precisam estar cientes sobre as mudanças sociais do País.
“Queremos que os indígenas estejam capacitados para o mercado de trabalho atual, por isso é fundamental essa cooperação técnica entre o CETAM e FEI para qualificá-los da melhor maneira possível”, disse a diretora.
Estiveram presentes o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, o chefe de departamento técnico da FEI, Valmir Parintintin e a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva Matute.
“Os cursos que serão propostos têm um direcionamento importante para os parentes, porque eles lidam com os temas de governança das aldeias e de sustentabilidade e economia da floresta, e também cursos que podem contribuir para o mercado de trabalho como informática, administração, tecnologia, agricultura e entre outros”, pontuou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.