Americana reduz vagas de Área Azul, congela preços e põe fim a fiscalização por carro; entenda

Mudança no sistema de estacionamento rotativo foram anunciadas nesta quinta (25) e entram em vigor em até 90 dias. Placa mostra os horários de funcionamento do sistema Área Azul em Americana (SP)
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Americana (SP) anunciou nesta quinta-feira (25) uma série de alterações no sistema de estacionamento rotativo, chamado de Área Azul. Entre as novidades que serão implantadas em até 90 dias estão o fim da fiscalização por câmeras instaladas nos carros, diminuição de 40% no total de vagas com cobrança, congelamento da tarifa por mais dois anos e novas formas de compra do ticket.
Com as mudanças, a Área Azul sai de 2.254 para 1.336 vagas – foram retiradas a cobrança de vias nas extremidades da área de cobertura, onde um levantamento apontou menor uso do serviço.
“Esses pontos serão divulgados posteriormente, mas já há dois definidos: Rua Carioba (pós-linha férrea) e nas ruas laterais ao Mercado Municipal”, destacou a prefeitura.
Prefeitura de Americana (SP) anunciou pacote de mudanças no sistema de estacionamento rotativo da cidade nesta quinta (25)
Prefeitura de Americana/Secom/Divulgação
Pelo acerto da prefeitura com a Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia) e Estapar, operadora do serviço, é que em até três meses seja interrompido a fiscalização por câmeras instaladas nos carros.
Com isso, a notificação será feita exclusivamente por fiscais a pé, que deixarão avisos nos veículos em situação irregular.
A prefeitura prevê ampliação do número de fiscais, que também serão responsáveis por vendas do ticket de estacionamento da Área Azul – a medida também auxiliar os usuários que tem dificuldades para utilizar o parquímetro
“Haverá o mínimo de um fiscal para cada 90 vagas, 16 pontos fixos de venda em comércios, além de um ponto fixo no calçadão. O aplicativo Zul+ também segue em funcionamento”, informa, em nota, a administração.
Preço congelado
Outro ponto acordado e anunciado nesta quinta foi o congelamento da tarifa, a mesma praticada desde 2018, e que não sofrerá alteração pelos próximos dois anos. Pelo acordo, quando for corrigido, o índice passará a ser o IPCA, e não mais o IGPM.
Tarifa Área Azul – Americana
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.