Projeto de renovação da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (MG), é aprovado e prevê faixas exclusivas e preferenciais para transporte coletivo

Previsão é de que trecho tenha 4,2 Km, indo da Praça Rio Branco à Praça da Bandeira

ARTHUR FERRARI

Foi aprovado na quarta-feira, 24 de maio de 2023, o projeto executivo de revitalização da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (MG), durante reunião extraordinária de análise e deliberação.

O projeto, aceito pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, órgão responsável pela proteção do patrimônio cultural da capital, prevê a implantação de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus do transporte coletivo. O trecho terá 4,2 km de extensão, indo da Praça Rio Branco à Praça da Bandeira.

De acordo com a prefeitura da capital mineira, ciclovias também serão instaladas ao longo da avenida, além de tratamento paisagístico diferenciado, com irrigação especial, e tratamento das calçadas com normas de prioridade e acessibilidade.

“Esse projeto é mais um passo na direção de reconquistar a via mais icônica da cidade e resgatar uma das maiores referências da arquitetura, história e cultura de Belo Horizonte”, diz André Dantas, superintendente de Mobilidade de BH.

Ainda segundo a prefeitura, a iniciativa vai de encontro com o Plano Municipal de Mobilidade, que incentiva o transporte individual não motorizado, o transporte ativo e os deslocamentos a pé.

A previsão é de que o edital seja publicado no segundo semestre de 2023, com previsão de início das obras para 2024.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

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