Após período pandêmico, escolas particulares voltam a registrar mais matrículas no Paraná

Instituições perderam estudantes para a rede pública durante pandemia; no Paraná, mais de 15 mil alunos fizeram a mudança, segundo Seed. Procura por escolas particulares volta a crescer no Paraná
Depois de perder milhares de alunos para a rede pública de ensino, as escolas particulares voltaram a registrar mais matrículas do que no período pré-pandemia no Paraná. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro ano de retomada das aulas presenciais, em 2021, o número subiu quase 11%.
Um dos estudantes que fez a mudança foi o Eduardo Canuto, em Curitiba. Em 2020, no começo da pandemia, ele deixou a rede privada para estudar em uma escola pública por conta de dificuldades financeiras da família.
De acordo Ronald dos Santos, restaurador de veículos antigos, a escolha considerou o fato também das aulas estarem sendo remotas e foi também um momento de aprendizado para o jovem.
Cerca de um ano e meio depois, Eduardo retornou à escola particular para começar a se preparar especialmente para o ensino médio.
“Eu quero um curso concorrido na Federal [Universidade Federal do Paraná], quero prestar o CFO, que é o Curso de Formação de Pficias da polícia. Aí perguntei pros meus pais se tinha como. Por mais que tenha sido apertado, assim, eles fizeram um esforço pra eu voltar pro ensino particular”, contou.
Eduardo Canuto
Reprodução/RPC
O movimento de ida para o ensino público foi feito por cerca de 15 mil estudantes em 2020 no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed). O retorno para a rede privada foi registrado em 1,5 mil ocasiões.
Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Sergio Moraes, a expectativa é de uma alta ainda maior.
“Até porque os pais voltaram a trabalhar presencialmente e precisam que esses alunos tenham uma atenção integral nas escolas. A expectativa é que haja aumento no número de matrículas”, explicou.
Sergio Moraes
Reprodução/RPC
No Paraná, as escolas particulares agora já registram mais alunos que tinham antes da pandemia.
LEIA TAMBÉM:
Secretaria de Educação dá prazo para PM de folga que agrediu adolescente dentro de escola estadual deixar casa onde mora na instituição
Criança de 1 ano é internada em UTI após cair em piscina e se afogar em Umuarama
Advogado, genro e sócio de Moro: quem é João Malucelli, que recebeu ligação do juiz da Lava Jato conforme investigação do TRF-4
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.