Tenente-Coronel Zucco diz não ter “nada preocupante” em bloco de notas apreendido pela PF na casa de Bolsonaro

tenente-coronel-zucco-diz-nao-ter-“nada-preocupante”-em-bloco-de-notas-apreendido-pela-pf-na-casa-de-bolsonaro

O deputado Tenente-Coronel Zucco (PL-RS) estava com a família Bolsonaro, em Angra dos Reis (RJ), no momento em que agentes da Polícia Federal (PF) realizaram a operação contra o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), na manhã desta segunda-feira (29).

A PF apreendeu o celular e um notebook de Carlos, além de um tablet e um notebook do assessor e um bloco de notas.

Leia Mais

  • Carlos Bolsonaro vai depor sobre publicação considerada ofensiva a diretor da PF

    Carlos Bolsonaro vai depor sobre publicação considerada ofensiva a diretor da PF

  • "Abin paralela" é célula de organização criminosa maior, diz PF

    “Abin paralela” é célula de organização criminosa maior, diz PF

  • PT diverge sobre necessidade de afastamento de atual gestão da Abin

    PT diverge sobre necessidade de afastamento de atual gestão da Abin

No caderno, afirma Zucco, há anotações sobre uma live realizada na noite anterior pelo ex-presidente e seus filhos – além de Carlos, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (ambos PL-RJ).

As anotações – disse o parlamentar gaúcho – serviram como roteiro para a transmissão feita nas redes sociais: “Vamos falar sobre as eleições 2024, vereadores e cidades. Não tem nada de preocupante nas anotações”, declarou o deputado.

Zucco avalia a apreensão do bloco de notas, do tablet e notebook do assessor como “inadmissível”, uma vez que – segundo ele – “não tem relação com o mandado de apreensão”.

Jet Ski

O deputado afirmou que ele, Bolsonaro, Carlos, assessores e alguns seguranças saíram para pescar por volta de 05h50. O grupo ficou algum tempo sem comunicação enquanto estava no mar. Por volta das 09h40 – explicou Zucco – os celulares voltaram a funcionar. A informação sobre a presença dos agentes da PF chegou por meio de Fábio Wajngarten, advogado e assessor de Jair Bolsonaro.

O parlamentar negou que eles tenham saído da casa no momento em que as viaturas chegaram, como chegou a ser ventilado logo que a operação veio a público. Ele reforçou que o grupo saiu da residência duas horas antes da PF aparecer no local.

Ainda segundo o deputado, no instante em que souberam, o ex-presidente “pegou o jet ski e foi indo na frente” junto ao seu filho Carlos Bolsonaro.

O deputado Eduardo Bolsonaro utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre a operação: “Graças a nossa maravilhosa imprensa, hoje assistimos ao 1º caso de fugitivos, que voltam para se encontrarem com a polícia, quando descobrem que a polícia chegara em sua casa…”, publicou.

Depoimento

A PF convidou Carlos Bolsonaro a prestar depoimento. À CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que seu filho vai prestar depoimento nesta terça-feira (30).

A defesa do vereador, no entanto, disse que o depoimento não se refere às buscas e apreensão realizadas nesta segunda-feira. Segundo o advogado Antônio Carlos Fonseca, a oitiva foi marcada há algumas semanas e se refere a uma publicação feita por Carlos em agosto do ano passado. O inquérito também está em segredo de Justiça.

Sobre a operação

As buscas de hoje dizem respeito à Operação Vigilância Aproximada, da Polícia Federal, que tem como objetivo de investigar o uso político da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante gestão do ex-diretor-geral do órgão Alexandre Ramagem.

A decisão que autorizou a operação foi assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O documento informa que a PF “aponta a identificação de organização criminosa, nos moldes do art. 2º da Lei nº 12.850/2013, com intuito de monitorar ilegalmente pessoas e autoridades públicas”, invadindo aparelhos e computadores “sem a necessária autorização judicial”.

Sobre a apreensão de um suposto computador da Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN) em posse de Carlos Bolsonaro, Zucco diz ser mentira: “não existe notebook”, afirma.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tenente-Coronel Zucco diz não ter “nada preocupante” em bloco de notas apreendido pela PF na casa de Bolsonaro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.