Secretário-geral da ONU diz que apoiará Brasil na criação de grupo de cooperação entre países com grandes florestas

Em reunião no Japão com António Guterres, presidente brasileiro reafirma que a guerra entre Rússia e Ucrânia deveria estar sendo discutida no Conselho de Segurança da ONU. Encontro com o Senhor António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas
Ricardo Stuckert
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu na madrugada deste domingo (21) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O encontro aconteceu em Hiroshima, no Japão, no âmbito da cúpula estendida do G7.
Guterres afirmou que apoiará a iniciativa brasileira para formar um grupo de cooperação com os países que possuem grandes florestas, com partes da Amazônia, caso da Indonésia e a República Democrática do Congo.
Na conversa que durou 30 minutos, Lula reafirmou que o conflito entre Ucrânia e Rússia não estar sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU representa uma necessidade de reforma do órgão.
Lula havia dito isso mais cedo, durante discurso no encontro entre os países convidados e membros do G7 “Rumo a um Mundo Pacífico, Estável e Próspero”.
Guterres afirmou que foros internacionais como o G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia, têm uma grande contribuição a dar. No fim de 2023, o Brasil passará a ocupar a presidência do grupo.
Os líderes também abordaram a necessidade de uma reforma do sistema financeiro internacional, tanto para prevenir futuras crises sistêmicas quanto para ajudar nações em desenvolvimento.
O presidente Lula apresentou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) o desejo de incluir o português como um dos idiomas de trabalho da ONU. Atualmente, fazem parte o inglês, francês, mandarim, espanhol, árabe e russo.
Saiba mais:
Lula sinaliza horário de reunião com Zelensky neste domingo
Em reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Lula afirma que os dois países podem ‘dobrar as relações comerciais’
Lula discute necessidade de saídas para guerra na Ucrânia com primeiro-ministro da Índia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.