Jaime na Seleção: esportistas avaliam importância da convocação para o esporte de Beltrão

Convocação de Jaime para a Seleção Brasileira enaltece trabalho de base da ABF e destaca Francisco Beltrão
entre gigantes do futsal. Foto: Neto Cajaíba.

Juliam Nazaré – O dia 19 de maio de 2023 deve entrar para a história do esporte beltronense. Afinal de contas, nesta sexta-feira a convocação da Seleção Brasileira de Futsal Sub-18 colocou, entre jóias de Corinthians, Joinville (SC), Minas Tênis e Palmeiras – clubes com relevância nacional – um atleta beltronense. Aos 17 anos, o goleiro Jaime Almeida, da ABF, terá aquela que poderá ser apenas a primeira das ocasiões em que vestirá a amarelinha.

Talento em evidência desde 2022, Jaime é natural de Pelotas (RS), mas há cinco anos mora em Francisco Beltrão com o pai. Já fez parte da base do Marreco e atualmente é um dos líderes do time comandado por Dionatan Marcelo. Campeão paranaense de base e da Taça Brasil Sub-18 do ano passado, vem liderando a campanha do time na Série Bronze.

“Acredito que o Dionatan tem bastante importância nisso, porque acredita no meu trabalho, com as mãos e com os pés. É um treinador que passa confiança pra sair jogando.  Agradeço ao Lucas, treinador de goleiros, pois tudo que sei foi com ele que aprendi. São muitos anos trabalhando juntos, no campo  salão, e isso tudo foi determinante pra esse momento”, disse o convocado, em entrevista ao JdeB.

Em Beltrão, Jaime mora com o pai, Rafael Almeida, e outros integrantes da ABF. “(São) Muitos anos de trabalho com este menino. Quando eu vi que ele daria um bom goleiro,  investi meu tempo, minha vida para que chegasse neste momento tão precioso. É um misto de emoções  que não se explica. Estamos felizes por esta conquista, sei que muitas outras virão”, comemorou Rafael.

Embora a lista tenha sido divulgada pelo técnico Vanildo Neto na sexta, Jaime sabia da convocação há mais de um mês. Desde ontem, porém, pôde festejar o feito. “Em 10 de abril o Igor, treinador de goleiros do Atlântico (RS) disse que eu estava na pré-lista e que ficasse em sigilo até sair a comprovação. Ele conversava comigo, mandava fazer umas papeladas”, conta.

Esportistas avaliam impacto

Ex-jogador de futebol, com passagens por grandes equipes do futebol brasileiro, o beltronense Marcelo Régis acredita que a convocação de Jaime dá reconhecimento ao jogador, mas que, ao mesmo tempo, aumenta os desafios. “Conheço o Jaime, não sou amigo íntimo, mas converso com ele pelas redes sociais. A gente sabe a dificuldade, de quem é daqui, em conseguir algo tão grande. Os outros goleiros chamados são de equipes das capitais. O trabalho está sendo reconhecido. Ele trabalha muito, se dedica demais. É difícil chegar e ainda mais se manter. Torço que continue com a cabeça no lugar e que faça uma bela carreira.”

Para o técnico Dionatan Marcelo significa, também, um marco profissional. “Um sonho realizado para um treinador.  O Jaime foi uma jóia que veio pra minha mão há cinco anos e desde o início eu sabia que tinha potencial pra Seleção, que seria questão de tempo. sabemos da dificuldade de uma equipe do interior conseguir este feito, mas mostramos que é possível. Pra Beltrão é um momento ímpar: conseguimos títulos paranaense, da Taça Brasil e agora o primeiro atleta na seleção. Sete anos de projeto com muitos frutos.”

O secretário de Esportes do Município, Almir Hugo Lopes, disse que Jaime enaltece o esporte beltronense. “Nós ficamos felizes, gratos pelo trabalho do Dionatan, que está sendo coroado. Colheu vários frutos. Este é apenas mais um. Em nome da Secretaria e da Prefeitura, ficamos felizes e o parabenizamos. O futsal, em termos de Brasil, tem diversos atletas nesta faixa etária. Então, pra ser convocado, não é sobre quem indica. Tem que ter qualidade. E o Jaime têm.”

Sul-Americano

Jaime ainda não sabe quando e como viajará para defender o Brasil. O compromisso, entretanto, está definido: Sul-Americano Sub-17, no Paraguai, entre 17 e 25 de junho.

Convocação da Seleção Brasileira sub-18 de Futsal.

Goleiros

Jaime – ABF Beltrão

Hélio – Corinthians

Renan – Palmeiras

Fixos

Bruno – Palmeiras

Bancatelli –  Corinthians

Marco Túlio – Minas

Rômulo – Corinthians

Alas

Guilherme Bateria – JEC

Igor Gomes – Corinthians

Ryan – JEC

Gabriel – Palmeiras

Andrey – Corinthians

Pivôs

Lucas – Minas

Yann – Corinthians

Técnico: Vanildo Neto

O post Jaime na Seleção: esportistas avaliam importância da convocação para o esporte de Beltrão apareceu primeiro em Jornal de Beltrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.