Conheça o jaracatiá, fruta que já foi usada como remédio pelos primeiros moradores de São Pedro

‘Fruta saudável das águas’, alimento era usado por indígenas que viviam na região para tratar problemas do sistema digestivo, e hoje rende doces, salgados e bebidas. Ele é da família do mamão e tem como característica um leite ácido. Conheça o jaracatiá, fruta que já foi usada como remédio pelos primeiros moradores de São Pedro
A zona rural de São Pedro tem árvores cheias de uma fruta típica desta região: o jaracatiá. Ensinada nas escolas como forma de fortalecer a cultura local, ela é rica em antioxidantes e era utilizada como remédio pelos habitantes mais antigos desta região, a tribo indígena dos paiaguás.
“Eles usavam para combater anemia, dor de barriga e verminoses”, conta a doceira Maria Eli Navarro.
“Fruta saudável das águas” na tradução do tupi, o jaracatiá tem uma árvore bastante alta – mede 20 metros de altura. No entanto, com o tronco de espessura não tão grossa e de madeira pouco firme, ela não permite que as pessoas subam nela para retirar os frutos. A saída, então, é tentar colher derrubando-os, balançando as folhas com uma madeira.
Jaracatiá, também conhecido como “mamão bravo”
Reprodução/TV Globo
O jaracatiá é uma fruta nativa do Brasil, e é da família do mamão. No entanto, não é tão fácil de comer como o seu “primo”: ele tem um leite ácido que espanta até os pássaros, que normalmente bicam as frutas ainda no pé. Por isso, ela também é conhecida como “mamão bravo”.
Du Modesto balança as folhas dos galhos de jaracatiá para derrubá-los; subir na árvore não é recomendado
Reprodução/TV Globo
“Para se consumir é necessário tirar antes o leite, porque o leite do jaracatiá queima, mesmo! É ácido e queima a pele”, explica o produtor Du Modesto, que ensina como tornar o jaracatiá utilizável.
“Partiu o jaracatiá, já brota o leite. Nós partimos inclusive o fruto, aí deixa esse látex sair de um dia para o outro. E aí a gente pode comer in natura ou fazer as compotas e tudo o mais”.
São feitas desde comidas doces, como é o sabor do jaracatiá original, como salgados. E dá para aproveitar tudo: o caule é ralado e dá origem à cocada caipira, típica de São Pedro. E com a fruta, é possível até fazer cerveja, cachaça e até sorvete.
Alimentos produzidos com o jaracatiá – mas só depois de se tirar o leite, bastante ácido e que queima a pele
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Serra do Itaqueri – 19/05/2023
Confira outras reportagens do programa abaixo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.