Rússia diz que fornecer caças para Ucrânia traria ‘riscos colossais’ para Ocidente

Presidente dos EUA, Joe Biden, disse aos líderes do G7 na sexta-feira (19) que apoiaria programas de treinamento para pilotos ucranianos conduzirem os F-16. Nesta foto de arquivo de domingo, 16 de julho de 2006, um avião de guerra israelense F-16 decola para uma missão no Líbano de uma base da força aérea no norte de Israel.
AP Photo/Ariel Schali
Os países ocidentais correrão “riscos colossais” se fornecerem caças F-16 à Ucrânia, disse Alexander Grushkoa, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, no sábado (20), segundo a agência de notícias estatal Tass.
Grushko fez a afirmação enquanto respondia a uma pergunta sobre as implicações de fornecer os jatos, que a Ucrânia vem solicitando aos países da Otan.
Embora ainda nada esteja acordado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse aos líderes do G7 na sexta-feira (19) que apoiaria programas de treinamento para pilotos ucranianos conduzirem os F-16.
“Vemos que os países ocidentais ainda estão aderindo ao cenário de escalada. Isso envolve riscos colossais para eles próprios”, disse Grushko.
“De qualquer forma, isso será levado em consideração em todos os nossos planos, e temos todos os meios necessários para atingir as metas que traçamos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.