‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ remonta a trágica história das crianças Takashi Morita, Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara, vítimas do ataque estadunidense ao Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Teatro em Tatuí traz relatos de sobreviventes de Hiroshima
Bianca Brito/Divulgação
Os japoneses Takashi Morita e Junko Watanabe trazem relatos dos horrores vividos durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima, no Japão, ao palco do Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí (SP), neste sábado (20).
O espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” remonta o trágico episódio que matou milhares de pessoas e devastou cidades durante a Segunda Guerra Mundial.
Morita e Junko sobreviveram ao primeiro ataque nuclear da história e relembram os momentos da explosão nuclear na cidade de Hiroshima, em 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil.
Após os relatos, dá-se início a peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”. O espetáculo reconstrói a história do jovem Morita – interpretado pelo ator Ricardo Oshiro -, na época com 21 anos, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com 5, e Junko Watanabe, com 2, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental. No plano de fundo, fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.
‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ remonta a trágica história das crianças Takashi Morita, Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara
Joelma do Couto /Divulgação
Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes Pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram doze meses de pesquisa e quatro meses para criação do roteiro e ensaios.
Quase 80 anos depois, organização secreta do interior de SP que matava japoneses ainda é tabu: ‘História oculta’
Ingressos
O ingresso para o espetáculo custa R$20 e a meia-entrada, R$10, que podem ser adquiridos pela plataforma online do Conservatório de Tatuí. Ingressos remanescentes serão vendidos uma hora antes do espetáculo.
Segundo a organização, parte da renda da bilheteria será doada para instituição filantrópica da cidade.
O Teatro Procópio Ferreira fica na rua São Bento, número 415, no Centro.
Hiroshima
Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia.
Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataque nuclear contra civis em toda a história. No Brasil, há 67 sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki.
O espetáculo é realizado pela NAGAI Produções Artísticas e Culturais, através do Edital ProAC de Circulação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima trazem relatos para espetáculo teatral em Tatuí
Adicionar aos favoritos o Link permanente.