Dentista brasileira é eleita a melhor do mundo por ONG internacional

dentista-brasileira-e-eleita-a-melhor-do-mundo-por-ong-internacional


O anúncio da premiação foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O título é da ONG Turma do Bem, organização que possui um projeto voltado aos tratamentos odontológicos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. Dentista Uberaba Melhor Dentista do Mundo Turma do Bem
Turma do Bem/Divulgação
Nascida em Uberaba, a Melhor Dentista do Mundo 2023 foi a professora universitária, Paula Regina Ávila, de 48 anos. O anúncio do prêmio foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O reconhecimento é da ONG Turma do Bem, organização sem fins lucrativos que tem um programa voltado à inclusão social através da saúde bucal, o Dentista do Bem. A iniciativa oferece tratamento dentário gratuitamente para pessoal em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O início
Paula Regina Ávila é professora na Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), em Uberaba, e na Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas, em Franca. Ao g1, ela contou que conheceu o projeto através do trabalho do presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, e que já se interessava pela atuação.
“Eu sempre gostei muito da odontologia social e, inclusive, tenho uma especialização nessa área também”.
Em 2022, Paula convidou Fábio Bibancos para palestrar para seus alunos. Durante o evento, o presidente apresentou o Dentista do Bem e tanto a professora quanto alunos passaram a integrar o projeto. Paula, inclusive, se tornou coordenadora do projeto em Uberaba.
O impulso incentivou muitos profissionais a levarem o projeto para os próprios consultórios. Cerca de um ano de trabalho voluntário depois, a uberabense concorreu pela primeira vez à premiação.
O prêmio
E na primeira participação, o prêmio. Segundo ela, o reconhecimento foi surpreendente, visto que estava no projeto há pouco tempo.
“A emoção ser premiada foi muito forte, foi uma grande surpresa pra mim. Eu acho que a gente faz o trabalho voluntário com muito amor, tenta se dedicar, mas a vida é tão corrida e às vezes tentamos conciliar o trabalho voluntário dentro da rotina, e sempre acha que fez pouca coisa.”
Paula foi escolhida a “Melhor Dentista do Mundo” entre outros 9 finalistas. Durante todo o processo, uma rigorosa avaliação é feita quanto a atuação dos profissionais voluntários.
O número de atendimentos feitos, a divulgação das ações da ONG e a captação de recursos também foram alguns dos pontos avaliados.
“Isso me deixou muito feliz e emocionada, mas, ao mesmo tempo, com uma sensação de que eu posso mais, eu posso ajudar mais, eu posso colaborar de outras formas também. E que isso exige uma responsabilidade maior e uma dedicação maior também”, disse Paula.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Como funcionam os atendimentos
De acordo com Paula, crianças de 11 a 17 anos com problemas odontológicos e que não conseguem pagar pelo tratamento são selecionados para o programa. E ela é acionada pela ONG para entrar em contato com os pacientes e fazer as triagens.
As triagens são feitas com exames clínicos, anamnese — entrevista entre o profissional de saúde e o paciente para a identificação de sintomas e do histórico de saúde do paciente — e preenchimento de ficha.
Depois disso, as crianças são encaminhadas para os dentistas cadastrados mais próximos ao endereço delas e andamento no tratamento.
Sobre o Dentista do Bem
O “Dentista do Bem” é o principal programa da ONG Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de mais de 18 mil cirurgiões-dentistas. O intuito é atender crianças e adolescentes de até 18 anos em situação de vulnerabilidade socieconômica.
Os selecionados para o programa recebem atendimento odontológico gratuito, nos próprios consultórios dos dentistas voluntários. A iniciativa está presente em 1.500 municípios brasileiros, em 12 países da América Latina e também em Portugal.
*Estagiária sob supervisão de Guilherme Gonçalves.
LEIA TAMBÉM:
MÚSICA: Djavan traz a ‘turnê D’ para Uberlândia
HOMICÍDIO: Homem é morto a tiros na feira livre da Avenida Monsenhor Eduardo
DEBATE NAS REDES: Pesquisadora sugere colocar sal em chá para deixar bebida menos amarga
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.