Review Volvo XC90 | Passando o bastão com maestria para o EX90

review-volvo-xc90-|-passando-o-bastao-com-maestria-para-o-ex90

Review Volvo XC90 | Passando o bastão com maestria para o EX90Felipe Ribeiro

Desde quando chegou ao Brasil na atual geração, em 2015, o Volvo XC90 sempre foi um dos queridinhos do mercado de carros premium nacional. A montadora sueca soube como vender seu produto e o sucesso é inegável. Não é difícil vê-lo nas ruas.

  • 5 diferenças entre o Volvo XC90 e o EX90
  • Volvo XC90 | Por que comprar o SUV híbrido de sete lugares?

Os anos foram passando e atualizações de motorização e equipamentos foram sendo feitas para que o XC90 seguisse competitivo e, em 2024, podemos dizer que sua melhor versão está na ativa, com a configuração Ultimate, recém-lançada em nosso mercado. Quis o destino que esse SUV grande de sete lugares fosse o último modelo da Volvo que restava para avaliarmos. Não falta mais.

Veja como foi nossa experiência com o Volvo XC90 Ultimate 2024.

– CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito. –

Prós

  • Acabamento luxuoso
  • Espaço interno excelente mesmo com 7 lugares
  • Suspensão pneumática
  • Tecnologia e segurança
  • Desempenho
  • Autonomia no modo 100% elétrico

Contras

  • Tamanho pode complicar manobras

Conectividade, Segurança e Tecnologia

Após as últimas atualizações, o Volvo XC90 ficou alinhado com os demais carros da Volvo no aspecto de segurança e tecnologia. Aqui, temos tudo o que a montadora pode oferecer em auxílios ao motorista, condução autônoma e infotenimento.

O grande diferencial por aqui, claro, é o Google nativo no sistema multimídia do SUV, que dispensa o espelhamento de celulares Android e transforma a sua relação com o carro. Com um simples login em sua conta, o universo de Google Maps e demais apps da empresa passa a estar no carro nativamente, com fácil acesso e sem gargalos.

O sistema multimídia do Volvo XC90 também é compatível com o Apple CarPlay com fio, mas também proporciona a instalação de apps nativamente, como o Waze, Spotify e YouTube.

O grande acréscimo quando comparamos com outros modelos da montadora sueca em termos de infotenimento está no sistema de áudio da Bowers & Wilkins, simplesmente o melhor que já avaliamos no Canaltech. São 1.410W de potência, espalhados por 25 alto-falantes, que proporcionam uma experiência realmente impressionante.

É possível escolher os modos de tunagem para as músicas e até mesmo simular o eco causado pelas paredes de um teatro de Estocolmo. Para quem gosta muito de ouvir músicas ao vivo ou com vários instrumentos, esse modo é um verdadeiro deleite.

No campo da segurança, é bom dizer, sem surpresas. Estamos em um Volvo. Todos os recursos do sistema ADAS estão inclusos e em um funcionamento bem adequado para o porte do veículo, sobretudo o alerta de ponto cego e o Pilot Assist, que praticamente guia o carro por você sem riscos de colisão.

“O Volvo XC90 segue atual mesmo com quase uma década na atual geração. Fará falta quando se despedir para dar lugar ao EX90”

— Felipe Ribeiro

Experiência de uso e Conforto

O Volvo XC90 é o carro mais confortável da Volvo à venda no Brasil e o motivo não é apenas o seu tamanho. O SUV híbrido vem com um sistema de suspensão pneumática que trata você como se fosse um pai ou uma mãe carregando um filho recém-nascido no colo.

O ajuste fino desse conjunto se adapta às condições do terreno e leva muito pouco impacto para a cabine. O interessante é que, quando o carro é desligado, os amortecedores se abaixam para facilitar a entrada e saída dos ocupantes. Também é possível trafegar sem esse sistema ativo, mas não faz o menor sentido.

O XC90 tem quase 2,5 toneladas e isso não é pouca coisa. Mas o powertrain T8 híbrido da Volvo leva esse colosso de um lado para outro sem dificuldades. Aqui, temos um motor 2.0 turbo de 317cv e 40,8 kgf/m, aliado a um propulsor 100% elétrico de 145cv e 31,5 kgf/m de torque. Na soma, a Volvo indica que esse powertrain híbrido plug-in entrega 462cv e 72,3 kgf/m de torque.

Na prática, o XC90 tem desempenho de sobra para quaisquer atividades em ciclo urbano ou rodoviário. A tração, que é integral, também é inteligente e permite que o SUV encare até situações fora de estrada. Os modos de condução, por sua vez, podem favorecer um bom consumo de combustível ou, até mesmo, eliminá-lo, fazendo com que o SUV rode somente com o propulsor elétrico e sua bateria de 18,8 kWh, que lhe proporciona 65km de autonomia, segundo nossas medições (a oficial é 71km).

O consumo no modo híbrido, por sua vez, vai variar conforme o nível da bateria. Com ela cheia, podemos alcançar marcas realmente incríveis, com médias de 60 km/l ou até mais. Mas, sem bateria, esse número vai para 6 km/l.

Em termos de usabilidade, o Volvo XC90 tem sim seus sete lugares, mas todo mundo que entrar nesse SUV se sentirá bem acolhido. Mesmo na última fileira, há espaço de sobra para dois adultos e bom conforto climático, já que há saídas de ar para todos individualmente. O sistema de som, aliás, também contempla esses passageiros.

Tudo isso foi possível, claro, às medidas excelentes desse SUV. Se por um lado elas podem ser pouco convidativas para alguns motoristas, para outros é um convite para torná-lo seu carro na garagem. O XC90 tem 4,95m de comprimento, 2,98m de entre-eixos, 1,92m de largura e 1,76m de altura, com ótimo aproveitamento do habitáculo.

Vale destacar, também, o bom espaço restante na configuração de sete lugares. São pouco mais de 300 litros, algo que nem mesmo hatches compactos podem oferecer normalmente.

“Mesmo pesando quase 2,5 toneladas, o Volvo XC90 é ágil para o uso urbano, mesmo com seu corpanzil. O segredo está no motor T8, um dos melhores do mercado”

— Felipe Ribeiro

Design e Acabamento

A aparência do Volvo XC90 é praticamente a mesma na atual geração desde 2015, mas a versão Ultimate traz mudanças pontuais que ajudam esse SUV a seguir atual e moderno. Os detalhes de carroceria perderam os cromados dianteiros, algo que, certamente, ajuda a tornar esse desenho mais jovial. As rodas de aro 20 com esse desenho exclusivo e acabamento diamantado agregam esportividade, mesmo com o apelo familiar do SUV.

No interior, apesar do posicionamento do painel indicar a idade mais avançada do projeto, temos o melhor acabamento entre todos os Volvo à venda no país, com bom uso de aço escovado, couro, soft touch e black piano.

O conjunto óptico, claro, é em LED, e há iluminação ambiente também.

Concorrentes

Há uma boa oferta de SUVs de sete lugares no mercado brasileiro, com diferentes portes e propostas. Entre eles estão o Jeep Commander, o Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Full, Mercedes-Benz GLE e Audi Q7. Os preços podem variar de R$ 250 mil até R$ 900 mil.

Vale a pena comprar o Volvo XC90?

A resposta para essa pergunta é fácil e rápida: vale muito a pena. O XC90 é um carro muito bem pensado e que agrada diversos públicos, mesmo sendo um SUV de apelo familiar. Com ótimo acabamento, nível de segurança e conforto acima da média, a escolha por esse modelo passa simplesmente por sua condição de comprá-lo.

O Volvo XC90 Ultimate pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ R$ 599.950.

No Canaltech, o Volvo XC90 Ultimate foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Volvo Cars Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 filmes mais assistidos da semana (27/01/24)
  • Asteroide se aproxima e fica mais perto da Terra que a Lua no sábado (27)
  • 4 placas de vídeo para evitar em 2024
  • Este é o mapa plano mais confiável da Terra
  • Asteroide é detectado 3 horas antes de explodir no céu da Alemanha
  • Brasil x Colômbia | Onde assistir ao jogo da seleção no Pré-Olímpico
Adicionar aos favoritos o Link permanente.