Rio de Janeiro registra aumento de 600% nos casos de dengue neste ano

Diante do grande aumento de casos de dengue no Rio de Janeiro, o governo do estado anunciou nesta sexta-feira (26) uma série de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de proteção da população. De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), a média de positividade dos testados está em 35%, sendo que em algumas cidades o índice chega a 80%. E o aumento de casos foi de quase 600% neste início de ano. 

“Nas três primeiras semanas 10 mil casos, e esse é um número quase 600% acima do mesmo período do ano anterior, então é um dado sim que preocupa, é um dado sim que a gente já vem acompanhando, mas um dado muito relevante”, afirma o governador. 

Os sorotipos 1 e 2 da dengue são os de maior circulação e entre as cidades com maior incidência da doença estão Resende Itatiaia e Rio das Ostras.  

Entre as medidas anunciadas estão duas mil vagas de treinamento emergenciais contra a doença, foco nas gestantes e crianças de 5 a 12 anos, construção de 80 salas de hidratação, 160 leitos em nove hospitais de referência e monitoramento viral com reforço de equipes na fronteira do estado. O governador Cláudio Castro destacou o foco no atendimento e na utilização de conhecimento já adquirido no combate à covid-19. “Nesse momento a nossa preocupação é que todos tenham o atendimento, e aí também a expertise da covid-19 já está ajudando para que a gente possa fazer, na verdade entregar para a população esse plano de contingência”. 

O governador também reforçou que o estado está preparado para receber as vacinas contra a dengue e promover a rápida entrega do material, com helicópteros à disposição para a realização do trabalho. 

Saúde Rio de Janeiro 26/01/2024 – 16:29 Paula de Castro/Pollyane Marques Carolina Pessoa – repórter da Rádio Nacional Dengue Combate à Dengue Rio de Janeiro sexta-feira, 26 Janeiro, 2024 – 16:29 1:54

Adicionar aos favoritos o Link permanente.