‘Assustador’: entenda o que é a tromba d’água que tirou o fôlego dos moradores de Florianópolis

Nesta sexta-feira (26), os moradores de Florianópolis foram surpreendidos por um fenômeno meteorológico extraordinário e, ao mesmo tempo, assustador. Uma tromba d’água tocou as águas da Ilha, tirando o fôlego de muitos. A confirmação do avistamento foi emitida pela Defesa Civil, através de nota oficial.

‘Assustadora’: entenda o que é tromba d’água que tirou o folego dos moradores de Florianópolis

Fenômeno pegou todos de surpresa na manhã desta sexta-feira (26) – Foto: Cabo Tiago Moritz/CBMSC/Reprodução/ND

A visão de uma tromba d’água, embora deslumbrante, pode ser bastante assustadora. No entanto, especialistas garantem que, apesar da semelhança com tornados, esses fenômenos não costumam ser tão intensos e têm uma vida útil relativamente curta.

A equipe de meteorologia da SDC (Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil) destacou que o maior perigo associado às trombas d’água são para as pequenas embarcações. Portanto, a recomendação é se manter afastado caso esteja navegando.

Tromba d’água é filmada bem de perto e espanta moradores de Florianópolis – Vídeo: Associação 100% Santinho e condomínio Jardim Rio Vermelho/Divulgação/ND

Uma boa notícia para os moradores na costa é que, conforme o fenômeno se aproxima do continente, ela tende a se dissipar, minimizando os riscos para a população local.

Uma boa notícia para os moradores é que ela tende a se dissipar, minimizando os riscos para a população da costa

Tromba d´água atinge o mar em Floripa e chama a atenção dos manezinhos – Foto: Ricardo Manhães – ND

Como ocorre a tromba d’água?

Meteorologistas explicam que uma tromba d’água é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma coluna de ar frio em movimento ascendente encontra uma área de água mais quente.

Esse encontro provoca a formação de uma nuvem em espiral que se estende para baixo da base da nuvem de tempestade, geralmente associada a uma nuvem cumulonimbus.

Tromba surge a partir de uma nuvem de tempestade – Vídeo: Cabo Tiago Moritz/CBMSC/Reprodução/ND

A Defesa Civil destaca que um dos primeiros indícios da formação de uma tromba d’água é a presença de uma nuvem funil. À medida que se aproxima da superfície da água, esse funil dá origem a uma coluna giratória de ar, como compartilhado no vídeo pelos moradores.

O órgão ainda ressalta que eventos como esse, embora assustadores, são “fenômenos naturais que fazem parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras”.

Órgão reitera que evento não passa de um fenômeno comum – Vídeo: Cabo Tiago Moritz/CBMSC/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.