PF faz operação contra fraudes financeiras com ‘robôs de investimento’ e apreende carros de luxo na região de Campinas

A Polícia Federal de Campinas (SP) faz, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação contra crimes financeiros praticados através da venda de “robôs de investimentos” e transações de câmbio não autorizadas. Entre os bens apreendidos nas residências dos alvos de mandados de busca e apreensão, estão carros de luxo, como modelos das montadoras Ferrari e Audi.
No total, são cumpridos três mandados de busca e apreensão – sendo dois em Paulínia (SP) e um em Campinas. As ordens foram expedidas pela 9ª Vara Federal da metrópole. A operação recebeu o nome de “Rompot”, que é a palavra grega usada para definir “robô”.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou, a partir de denúncia, em fevereiro deste ano, com a análise de um perfil público em redes sociais que oferece sistemas automatizados de investimento.
Os “robôs” eram ligados à plataforma de corretora estrangeira realizando operações automáticas com opções binárias, modalidade de investimento de auto risco e não regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que é baseadaa na subida ou descida dos preços dentro de um período de tempo.
Ainda segundo a PF, o próprio uso e comercialização dos robôs são regulamentados pela CVM, o que não acontecia com o perfil investigado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.