Mais de 10 mil doses de vacina estragam após desligamento de refrigerador em Uiramutã, Norte de RR

mais-de-10-mil-doses-de-vacina-estragam-apos-desligamento-de-refrigerador-em-uiramuta,-norte-de-rr

mais-de-10-mil-doses-de-vacina-estragam-apos-desligamento-de-refrigerador-em-uiramuta,-norte-de-rr

Frascos eram de doses de vacinas contra a Covid-19, ID, pentavalente, BCG, HPV, influenza, hepatite B, febre amarela e meningocócica. Suspeita é de vandalismo e o caso foi registrado na delegacia de Pacaraima, que atende a região. Mais de 10 mil doses de vacinas em 1.166 frascos estragaram após o refrigerador que mantinha os vidros conservados ser desligado durante a madrugada na Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Uiramutã, Norte de Roraima. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado pela diretora da unidade na quarta-feira (24).
Os frascos eram de doses de vacinas contra a Covid-19, ID, pentavalente, BCG, HPV, influenza, hepatite B, febre amarela e meningocócica. A suspeita é de que vândalos desligaram os disjuntores de forma criminosa.
O g1 procurou a prefeitura de Uiramutã e questionou se havia o interesse em se posicionar mas até o momento não obteve resposta. Também procurou a Polícia Civil, questionou se o caso está sendo investigado e aguarda resposta.
Uiramutã é a cidade mais indígena do país de acordo com os dados do Censo de 2022. Ao todo, 96,60% da população uiramutansense se autodeclara indígena, ou seja, dos 13.751 habitantes, 13.283 habitantes são indígenas. Essas vacinas atenderiam esta população.
De acordo com o relato da agente de saúde, os disjuntores foram desligados na madrugada do dia 19 para o dia 20 de janeiro, mas esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. Os disjuntores foram desligados uma primeira vez na madrugada do dia 15, mas o gerador de energia disparou, o que salvou as ampolas.
Na segunda vez, todas as vacinas que estavam no posto estragaram devido à falta de resfriamento por um longo período. A suspeita é que os vândalos desligaram os disjuntores com o objetivo de “sabotar a gestão da diretora” que assumiu a pouco mais de um mês.
O caso foi registrado na delegacia de Pacaraima, que atende a região.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.