Único aprovado em ciências de dados na USP pelo Enem 2023 estudava 10 horas por dia


Estudante paraibano fala sobre rotina de estudos ao ser aprovado na única vaga do curso de ciência de dados ofertada por meio do Enem-USP. Bernardo Siqueira, aprovado em ciência de dados pelo Enem – USP
Bernardo Siqueira/Arquivo Pessoal
O estudante paraibano Bernardo Siqueira, de 18 anos, foi o único aprovado para o curso de ciência de dados da Universidade de São Paulo pela chamada no Enem-USP, uma das formas de ingresso na instituição. Para conquistar o feito, ele tinha uma rotina de estudos de 10 horas por dia.
“Abri mão de muito tempo livre no dia a dia, viagens e saídas com amigos e família. A rotina foi bastante exaustiva, já que o tempo de estudo era extenso, cerca de 10 horas (somando aula + em casa), ficando até 21h estudando nas cabines”, explicou.
Bernardo concluiu o terceiro ano do ensino médio em 2023 em uma escola particular e conta que já havia realizado a prova do Enem como treineiro duas vezes antes de tentar oficialmente com o objetivo de ingressar em sua jornada universitária.
Ele tirou uma nota de 810,18 no Enem, sendo 940 na redação, e acertou 161 questões.
No curso de ciência de dados da USP, apenas uma vaga foi ofertada para a modalidade Enem-USP, na qual a instituição considera as notas dos candidatos que realizaram a prova do Exame do Ensino Médio (Enem) para classificação.
LEIA TAMBÉM:
Olimpíadas de Matemática foram base para estudante que gabaritou prova no Enem
Estudante que tirou nota máxima na prova de Matemática respondia 100 questões por dia
“É muito interessante, porque é uma área que está em ascensão e te possibilita aprender a manipular dados e informação,” contou Bernardo em entrevista ao g1. O rapaz conta ainda que o assunto só despertou sua curiosidade recentemente, quando ele começou a perceber sua aplicabilidade no dia a dia e a praticidade que o conhecimento lhe traria.
Apesar de já estar com a vaga garantida na USP, Bernardo ainda não tomou nenhuma decisão definitiva e ainda está mantendo suas opções em aberto.
“Estou considerando ciência da computação na UFPE [Universidade Federal de Pernambuco], que é uma faculdade excelente”, disse, manifestando seu interesse pelo curso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Sabendo que o sonho de estudar em uma universidade pública é compartilhado por milhares de estudantes que almejam alcançar um futuro melhor através do ensino superior, o jovem deu algumas dicas de estudo para aqueles que vão tentar o Enem em 2024:
“A maior dica é manter uma rotina de estudo constante e realizar bastante questões e corrigir os erros, pois a correção de erros é o primordial no aprendizado”.
Quanto às expectativas para o início da vida universitária, ele se mostra bastante otimista. “Espero um ambiente novo, onde eu consiga me desenvolver, fazer novos amigos e aprender, estou bastante animado”, afirma o estudante.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.