Sisu: veja qual nota você precisa ter para entrar em um dos 46 cursos da Ufac em 2024

sisu:-veja-qual-nota-voce-precisa-ter-para-entrar-em-um-dos-46-cursos-da-ufac-em-2024

sisu:-veja-qual-nota-voce-precisa-ter-para-entrar-em-um-dos-46-cursos-da-ufac-em-2024


Última parcial dos cursos de graduação da Ufac foi divulgada nesta quinta-feira (25), às 0h e inscrições encerram às 23h59 do mesmo dia. Resultados da 1ª chamada regular serão publicados em 30 de janeiro, às 9h (horário de Brasília). Ufac oferta 2,3 mil vagas em 46 cursos em edição única do Sisu 2024
Reprodução/SiSU
As inscrições para concorrer a uma das 2,3 mil vagas disponíveis na Universidade Federal do Acre (Ufac) se encerram nesta quinta-feira (25) e o g1 fez um levantamento das últimas notas de corte dos 36 cursos ofertados em Rio Branco e dos 10 em Cruzeiro do Sul, interior do estado. As parciais foram divulgadas às 0h desta quinta pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O cenário de concorrência se manteve o mesmo do primeiro dia para os cursos mais buscados pelos estudantes: Medicina, Direito e Enfermagem continuam entre os três mais concorridos, nesta ordem. Logo após vem Medicina Veterinária e Engenharia Civil. A lista dos classificados sai às 9h (horário de Brasília) do dia 30 de janeiro.
LEIA MAIS:
Ufac terá 2,3 mil vagas em edição única do Sisu 2024; veja cronograma
Sisu: relembre as últimas notas de corte nos cursos da Ufac de Rio Branco na edição de 2023
Sisu 2024: entenda como as notas de corte parciais são calculadas; inscrições encerram na quinta
Entenda como funciona o bônus regional da Ufac, que tem sido alvo de ações na Justiça Federal
Os candidatos que quiserem ser aprovados em Medicina na Ufac precisam ter atingido entre 752,39 (sistema de cotas) e 857,98 pontos (ampla concorrência) no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No caso do curso de Direito, os interessados devem ter alcançado entre 668,26 (cotas) e 781,07. Enfermagem fecha o terceiro lugar com notas entre 637,06 (cotas) e 752,92 (ampla concorrência).
Confira abaixo as notas para ampla concorrência com bônus regional de 15% dos cursos ofertados em Rio Branco, de acordo com a última parcial:
Última parcial das notas de corte do Sisu 2024 nos cursos de graduação em Rio Branco
No interior, são 10 cursos com total de 470 vagas. As maiores notas são para os cursos de Direito, Enfermagem e Letras Português, respectivamente.
Confira abaixo o quadro com o quantitativo de vagas para cada graduação e última nota de corte divulgada pelo Sisu para quem quer ingressar no Campus Floresta em 2024. Nesta análise, foram consideradas somente as notas de corte para as vagas de ampla concorrência, com bônus regional de 15%.
Últimas notas de corte para os cursos de graduação no Campus Floresta
A nota de corte é a menor pontuação exigida para que o candidato fique entre os selecionados e é calculada com base no número de inscritos e de vagas. Ela é divulgada todos os dias, às 0h, entre 22 e 25 de janeiro, último dia do prazo de inscrições, para que os alunos acompanhem as posições em que se encontram e façam os cálculos.
A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2024 será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que foram lançadas nesta terça-feira (16). Os candidatos que fizeram o exame para fins de autoavaliação, que são considerados ‘treineiros’, não poderão participar.
Bônus regional
A Ufac pontuou também sobre o ‘bônus regional’, que é um dos métodos de ingresso na instituição. Estudantes que completaram o ensino médio em escolas regulares do Acre, sejam públicas ou particulares, estão elegíveis para o bônus de 15% na nota final do Enem. A condição é aplicada também a estudantes de Guajará e Boca do Acre (AM); e de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã (RO).
Em outubro de 2018, a Ufac anunciou que alunos de escolas acreanas teriam direito a 15% de bônus na nota final do Enem ao se candidatarem para uma vaga. A medida foi adotada após o Argumento de Inclusão Regional ser aprovado pelo Conselho Universitário (Consu).
Segundo a Ufac, foi feito um estudo de viabilidade para a adoção da medida, e atende à necessidade de reforçar o compromisso de responsabilidade social da Ufac em relação à formação acadêmica e intelectual da sociedade acreana.
O acréscimo é concedido na média final dos participantes, baseada nas pontuações das quatro áreas do conhecimento cobradas no Enem e na redação.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.