TRE-RN retotaliza votos e Marrom Lanches (DC) é diplomado como vereador de Mossoró

tre-rn-retotaliza-votos-e-marrom-lanches-(dc)-e-diplomado-como-vereador-de-mossoro


Candidato assume vaga deixada por Larissa Rosado após decisão do TSE por susposta fraude na cota de gênero do PSDB nas eleições de 2020 em Mossoró. Marrom Lanches foi diplomado como vereador de Mossoró, RN
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
O Tribunal Regional Eleitoral da 34ª Zona do Rio Grande do Norte (TRE-RN) retotalizou nesta terça-feira (16) os votos das eleições municipais de Mossoró e oficializou a o candidato Adjailson Fernandes Valdeger, o Marrom Lanches (DC), como vereador da cidade.
Marrom foi diplomado pelo TRE nesta terça e assume a cadeira deixada por Larissa Rosado (PSDB) na semana passada.
“Lembrar que meu mandato está à disposição do povo e se Deus quiser vai dar tudo certo. Eu tenho 1 ano e seis meses, vou lutar pela minha reeleição, mostrar meu trabalho, meu serviço e conto com o povo de Mossoró pra me ajudar a construir um novo mandato”, disse o novo vereador diplomado.
A retotalização aconteceu após o Tribual Superior Eleitoral (TSE) anular os votos do PSDB em Mossoró por suspeita de fraude na cota de gênero, que é exigida pela legislação eleitoral. Por conta disso, os votos recebidos por Larissa Rosado, que tinha sido eleita vereadora em 2020 pela partido, a única na cidade, foram anulados. Atualmente ela está no partido União Brasil.
“Com a recontagem do quoeficiente eleitoral e partidário por determinação do TSE, um recurso especial, fizemos um reprocessamento da totalização dos votos, sobrevido o novo resultado. A vereadora Larissa Rosado perde o mandato e assume um novo vereador, que foi diplomado hoje em seguida ao resultado, que é o Marrom Lanches. Nós já expedimos os ofícios ao presidente da Câmara Municipal e será procedido a posse do mesmo”, explicou a juíza do TRE, Welma Ferreira.
Câmara Municipal de Mossoró
Google Street View
De acordo com o relator da decisão, o PSDB teria utilizado os nomes de duas candidatas apenas para completar essa cota, que é, de, no mínimo, 30% de mulheres candidatas.
De acordo com ao TSE, as candidatas em questão não tiveram movimentação financeira registrada, não realizaram atos de campanha e não tiveram sequer um voto nas eleições de 2020.
A Câmara Municipal de Mossoró informou, através da assessoria, que foi notificado pelo TRE sobre a diplomação e que vai publicar no Diário Oficial da Federação das Câmaras (Fecam-RN) desta quarta (17) “a perda do mandato de Larissa Rosado e a convocação para Marrom Lanches apresentar a documentação exigida para a posse como vereador na atual legislatura”.
“Marrom ficará habilitado para a posse, portanto, assim que cumprir essa exigência. Pode ser que a posse ocorra amanhã [quarta] mesmo, mas, neste momento, não há definição quanto à data e ao horário”, explicou a Casa.
Larissa Rosado (União Brasil), vereadora de Mossoró
Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.