Greve contra medidas de Milei se intensifica na Argentina

Milhares de argentinos estão nas ruas nesta 4ª feira (24.jan.2024) para protestar contra os pacotes de reforma “Lei Omnibus” e DNU (Decreto de Necessidade e Urgência), propostos pelo governo do presidente da Argentina, Javier Milei. As informações são dos jornais Clarín e La Nación.

O protesto ocorre particularmente em rejeição às alterações por decreto do regime trabalhista promovidas pelo ultradireitista Milei, que limitam o direito à greve e afetam o financiamento dos sindicatos.

A greve geral é convocada pela maior central sindical da Argentina, a Confederação Geral do Trabalho (CGT), de orientação peronista, com o apoio da Confederação dos Trabalhadores Argentinos (CTA), a segunda maior, que esperam reunir dezenas de milhares de manifestantes.

O transporte aéreo foi um dos primeiros setores a sentir os efeitos sobre sua atividade, já que a estatal Aerolíneas Argentina, a maior companhia aérea do país, cancelou todos os seus voos do dia várias horas antes do protesto.

Os manifestantes começaram a se reunir por voltar das 12h (horário de Brasília). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os argentinos tomando as ruas de Buenos Aires, próximas ao Congresso e à Praça de Maio. Eles também tentaram fechar a Avenida 9 de Julho.

A Associação Bancária, sindicato que reúne os bancários, também aderiu. O protesto também atingiu aeroportos, serviços públicos e indústrias Parte dos comércios e empresas, porém, seguiu aberta, e os transportes na capital argentina funcionarão até as 19h, aguardando o fim do ato.

O Ministério da Segurança argentino, comandado por Patricia Bullrich, implementou o chamado “protocolo anti-piquetes” nos pontos de acesso à Buenos Aires. A medida, por exemplo, impediu os manifestantes de atravessaram a ponte Pueyrredón. O ato desta quarta-feira foi convocado pela CGT (Confederação Geral do Trabalho), uma das maiores centrais sindicais da Argentina. Cerca de 300 voos foram cancelados por causa da greve.

The post Greve contra medidas de Milei se intensifica na Argentina appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.