Vistoria encontra estoques vazios de luvas, seringas, sondas e até fraldas que abastecem unidades de saúde de Palmas

vistoria-encontra-estoques-vazios-de-luvas,-seringas,-sondas-e-ate-fraldas-que-abastecem-unidades-de-saude-de-palmas

vistoria-encontra-estoques-vazios-de-luvas,-seringas,-sondas-e-ate-fraldas-que-abastecem-unidades-de-saude-de-palmas


Ministério Público identificou falta de diversos materiais no Centro de Logística da capital. Semus diz que já fez licitação para aquisição. Centro de logística tem apenas três rolos de lençóis descartáveis
Divulgação/Ministério Público
O Centro de Logística da Secretaria da Saúde (Semus), armazena os insumos e outros materiais que abastecem as unidades de saúde de Palmas. Mas em vistoria realizada no local, foi identificado que faltam diversos insumos e materiais, situação que podem afetar o atendimento de pacientes.
A fiscalização foi feita pelo Ministério Público do Tocantins na segunda-feira (15). O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, da área da defesa da saúde em Palmas , identificou que não tem insumos básicos como luvas, seringas e sondas, além de fraldas. Outros materiais estão em fim de estoque.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Com relação às luvas, usadas em praticamente todos os atendimentos, não tem mais nenhuma caixa no centro de logística. O promotor apurou que os estoques estão irregulares há dois meses, pelo menos. Há falta também de ácidos graxos, para a cicatrização de feridas e escaras.
A vistoria também encontrou apenas três rolos de lençóis descartáveis, usados para revestir macas. A quantidade é suficiente para um dia de atendimento nas unidades, segundo o órgão.
No estoque havia cinco caixas de seringas de 20 ml, tamanho mais utilizado nos serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse insumo foi cedido pelo estado, segundo a promotoria.
Também no fim de estoque estão eletrodos descartáveis para procedimento de eletrocardiograma e o papel grau cirúrgico, para esterilização de materiais hospitalares.
LEIA TAMBÉM:
Em um ano, 42 pessoas morreram nas UPAs de Palmas aguardando transferência para o HGP
Mulher de 41 anos morre em UPA de Palmas enquanto esperava transferência para o HGP
Pacientes reclamam de lotação e demora no atendimento na UPA Sul de Palmas
O estoque de seringas de 20 ml (tamanho que seria o mais utilizado nos serviços das UPAs e do Samu) era de apenas cinco caixas, cedidas pelo Estado, que seriam suficientes para apenas um dia de serviço nas unidades de saúde do município. Sobre os lençóis descartáveis para o revestimento de macas, havia apenas três rolos.
Fraldas para adultos e crianças, e sondas para drenar urina também estão sem nenhuma unidade, conforme a vistoria. O órgão informou que o desabastecimento é informado à Semus, que não consegue repor em tempo hábil. Assim, a promotoria informou que “adotará as medidas cabíveis para a solução do problema”.
Últimas cinco caixas de seringa foram doadas pelo Estado, segundo o MPE
Divulgação/MPE
O que diz a Semus
Em nota, a Semus informou que realizou a licitação no tempo hábil, mas que duas empresas não entregaram itens que estavam em falta. Por isso foi necessário abrir dois novos processos para garantir o abastecimento de insumos hospitalares.
Segundo a pasta, um para aquisição de mediata dos insumos básicos, como luvas, seringas, sondas e outros materiais essenciais e outro garantir o abastecimento contínuo dos insumos ao longo do próximo ano.
Com relação às empresas, a Saúde disse que ambas foram devidamente penalizadas, inclusive foi solicitado apoio do Ministério Público na fiscalização.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas informa que realizou a licitação no tempo hábil, porém duas empresas não entregaram os itens vencidos. Após isso, foram abertos dois novos processos para garantir o abastecimento de insumos hospitalares. O primeiro processo é emergencial e tem como objetivo a aquisição imediata dos insumos básicos, como luvas, seringas, sondas e outros materiais essenciais. Esse processo foi iniciado para suprir a demanda imediata das unidades de saúde e tem duração de seis meses.
Além disso, a Secretaria está realizando uma nova licitação. Essa licitação tem como objetivo garantir o abastecimento contínuo dos insumos ao longo do próximo ano, assegurando assim um fornecimento regular e adequado para as unidades de saúde do município.
As empresas que não entregaram os insumos foram devidamente penalizadas, aproveitamos e solicitamos apoio do Ministério Público na fiscalização destas empresas.
Ambos os processos estão em andamento e fazem parte dos esforços da Secretaria para garantir a qualidade da assistência prestada à população de Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.